Reflexões historiográficas sobre o ensino de Matemática em um curso de suplência da rede municipal de Betim (MG)
Palavras-chave:
História da Educação Matemática. Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. História Oral.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de Matemática em um curso de suplência voltado para jovens, adultos e idosos na rede pública municipal de Betim (MG), realizado entre 1995 e 1999. A pesquisa, conduzida com base na metodologia da História Oral, envolveu entrevistas com 17 pessoas, incluindo professores, pedagogos e coordenadores, com o objetivo de explorar suas percepções e estratégias pedagógicas dentro do contexto do curso. Embora o curso de suplência tenha sido implementado de forma experimental em apenas quatro escolas da rede, as entrevistas destacam um esforço significativo para reavaliar e aprimorar a organização administrativa e pedagógica da modalidade de ensino. A pesquisa identificou a metodologia de projetos e a organização das aulas em grupos áulicos como práticas pedagógicas predominantes no ensino de Matemática. Essas abordagens evidenciam a preocupação dos envolvidos com a adaptação às necessidades educacionais específicas dos estudantes jovens, adultos e idosos durante esse período, buscando uma educação mais ajustada ao perfil dos alunos atendidos e uma melhor formação para os profissionais que trabalhavam com esses estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.