Reflexões historiográficas sobre o ensino de Matemática em um curso de suplência da rede municipal de Betim (MG)

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática. Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. História Oral.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de Matemática em um curso de suplência voltado para jovens, adultos e idosos na rede pública municipal de Betim (MG), realizado entre 1995 e 1999. A pesquisa, conduzida com base na metodologia da História Oral, envolveu entrevistas com 17 pessoas, incluindo professores, pedagogos e coordenadores, com o objetivo de explorar suas percepções e estratégias pedagógicas dentro do contexto do curso. Embora o curso de suplência tenha sido implementado de forma experimental em apenas quatro escolas da rede, as entrevistas destacam um esforço significativo para reavaliar e aprimorar a organização administrativa e pedagógica da modalidade de ensino. A pesquisa identificou a metodologia de projetos e a organização das aulas em grupos áulicos como práticas pedagógicas predominantes no ensino de Matemática. Essas abordagens evidenciam a preocupação dos envolvidos com a adaptação às necessidades educacionais específicas dos estudantes jovens, adultos e idosos durante esse período, buscando uma educação mais ajustada ao perfil dos alunos atendidos e uma melhor formação para os profissionais que trabalhavam com esses estudantes.

Biografia do Autor

  • Ana Rafaela Correia Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professora do Mestrado em Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, na linha de pesquisa em Educação Matemática. Mestre em Educação pela mesma instituição. Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e especialização em Educação Matemática também pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Membro do GHOEM - Grupo de Pesquisa "História Oral e Educação Matemática" e do GEN - Grupo de Estudos sobre Numeramento (FaE-UFMG). Pesquisa atualmente os seguintes temas: Educação Matemática, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA), História da Educação Matemática, Numeramento, Ensino de Álgebra, Educação Infantil, Atividades Investigativas e Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Matemática. 

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 07 — Ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante

Como Citar

CORREIA FERREIRA, Ana Rafaela. Reflexões historiográficas sobre o ensino de Matemática em um curso de suplência da rede municipal de Betim (MG). Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/670.. Acesso em: 22 jun. 2025.