Educação Estatística e inclusão: análises críticas a partir dos Jogos Paralímpicos
Resumo
Esse artigo descreve parte de uma pesquisa que teve como objetivo estudar como a Educação Estatística pode contribuir para a formação do senso crítico e responsivo dos alunos sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, por meio de uma proposta pedagógica relacionada aos Jogos Paralímpicos. Foi planejada e desenvolvida uma proposta pedagógica, em uma escola municipal da cidade de Uberlândia-MG, com duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II. Os alunos exploraram diferentes tipos de deficiências com olhar para os esportes paralímpicos. Procurou-se desenvolver habilidades de análise crítica de informações presentes sobre notícias e conversar sobre o perfil e os desafios enfrentados por atletas paralímpicos de Tóquio. Os estudantes refletiram sobre a participação das mulheres e utilizaram gráficos e tabelas para apresentar e interpretar dados. A pesquisa destaca como a Educação Estatística pode ser uma ferramenta para contribuir com as perspectivas sociais e éticas dos estudantes em relação a inclusão de pessoas com deficiência.
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