Educação Estatística e inclusão: análises críticas a partir dos Jogos Paralímpicos

Autores

Resumo

Esse artigo descreve parte de uma pesquisa que teve como objetivo estudar como a Educação Estatística pode contribuir para a formação do senso crítico e responsivo dos alunos sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, por meio de uma proposta pedagógica relacionada aos Jogos Paralímpicos. Foi planejada e desenvolvida uma proposta pedagógica, em uma escola municipal da cidade de Uberlândia-MG, com duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental II. Os alunos exploraram diferentes tipos de deficiências com olhar para os esportes paralímpicos. Procurou-se desenvolver habilidades de análise crítica de informações presentes sobre notícias e conversar sobre o perfil e os desafios enfrentados por atletas paralímpicos de Tóquio. Os estudantes refletiram sobre a participação das mulheres e utilizaram gráficos e tabelas para apresentar e interpretar dados. A pesquisa destaca como a Educação Estatística pode ser uma ferramenta para contribuir com as perspectivas sociais e éticas dos estudantes em relação a inclusão de pessoas com deficiência.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 10 — Educação Estatística e Educação Financeira

Como Citar

SILVA GONÇALVES, Lorraine; SABINO BORGES, Rita de Cássia; SILVA MATOS, Roberta Cristina. Educação Estatística e inclusão: análises críticas a partir dos Jogos Paralímpicos. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/671.. Acesso em: 15 ago. 2025.