A presença dos jogos digitais no processo de ensino e de aprendizagem de matemática visando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Resumo
Nesta pesquisa realizou-se um mapeamento das produções científicas sobre a utilização dos jogos eletrônicos como recurso didático para o ensino de Matemática na Educação Inclusiva. Tem por objetivo verificar qual o Estado do Conhecimento das pesquisas brasileiras, acerca da incorporação dos jogos digitais no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática visando a inclusão dos alunos com deficiência. Como fonte para coleta de dados foi utilizado os anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), sendo definido como recorte temporal o período entre 2007 a 2022. A opção pelos anais do ENEM como fonte para a pesquisa se justifica, pela relevância do evento organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) sendo referência nas discussões que congrega a participação de pesquisadores ativos na academia, bem como professores em atuação na Educação Básica. Observa-se que o tema Jogos Eletrônicos no ensino de Matemática na Educação Especial, tem sido objeto de estudo de algumas pesquisas identificadas nos anais do ENEM. Porém, verificou-se que apenas três estudos tratam dessa temática no espaço temporal delimitado, sendo necessário o desenvolvimento de mais produções acadêmicas sobre a deficiência intelectual (mental) com foco em Jogos Eletrônicos no âmbito da Educação Matemática Inclusiva.
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