A presença dos jogos digitais no processo de ensino e de aprendizagem de matemática visando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais

Autores

Resumo

Nesta pesquisa realizou-se um mapeamento das produções científicas sobre a utilização dos jogos eletrônicos como recurso didático para o ensino de Matemática na Educação Inclusiva. Tem por objetivo verificar qual o Estado do Conhecimento das pesquisas brasileiras, acerca da incorporação dos jogos digitais no processo de ensino e de aprendizagem de Matemática visando a inclusão dos alunos com deficiência. Como fonte para coleta de dados foi utilizado os anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), sendo definido como recorte temporal o período entre 2007 a 2022. A opção pelos anais do ENEM como fonte para a pesquisa se justifica, pela relevância do evento organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) sendo referência nas discussões que congrega a participação de pesquisadores ativos na academia, bem como professores em atuação na Educação Básica. Observa-se que o tema Jogos Eletrônicos no ensino de Matemática na Educação Especial, tem sido objeto de estudo de algumas pesquisas identificadas nos anais do ENEM. Porém, verificou-se que apenas três estudos tratam dessa temática no espaço temporal delimitado, sendo necessário o desenvolvimento de mais produções acadêmicas sobre a deficiência intelectual (mental) com foco em Jogos Eletrônicos no âmbito da Educação Matemática Inclusiva.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 05 — Recursos Didáticos e Tecnologia no Ensino de Matemática

Como Citar

FERREIRA DE CARVALHO, Amós; DOS REIS PEREIRA LOPES, Lailson. A presença dos jogos digitais no processo de ensino e de aprendizagem de matemática visando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/674.. Acesso em: 22 jun. 2025.