Educação Matemática e os sistemas de ensino prisional
Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo, realizado no âmbito da disciplina de graduação Tópicos Especiais de Educação Matemática da UFOP, no qual investigamos aspectos do ensino e da aprendizagem na modalidade EJA nos sistemas de ensino prisional, focando nosso olhar para a disciplina de matemática. Para isso, analisamos leis e documentos que tratam do assunto e elaboramos questionários voltados aos sujeitos envolvidos (aluno, professor, coordenação pedagógica). Devido à dificuldade em coletar informações por meio desses questionários no âmbito da instituição prisional, o estudo foi reorganizado de modo a embasar a discussão realizada junto à autores que tratam do tema, bem como documentos que abordam a Educação Prisional, em particular o Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade do Sistema Prisional de Minas Gerais de. Percebe-se que as perspectivas pelas quais se entende o ensino, em particular da matemática, na formação e na reinserção social do aluno privado de liberdade são distintas, confrontando teoria e a prática que permeiam essa temática
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