Empreendedorismo no novo ensino médio: relato de um projeto interdisciplinar
Resumo
O relato de experiência descreve o Projeto Empreendedorismo, desenvolvido com turmas do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça. O projeto interdisciplinar envolveu as disciplinas de Educação Financeira, Introdução ao Mundo do Trabalho, Tecnologia e Inovação e o Núcleo de Inovação Matemática, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência prática e contextualizada sobre o processo de criação de empresas, integrando conhecimentos matemáticos, econômicos e tecnológicos. O projeto visou promover a compreensão do planejamento e criação de empresas, estimulando o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e habilidades empreendedoras. Foi desenvolvido ao longo de um semestre, envolvendo cerca de 90 alunos organizados em grupos que criaram empresas fictícias e elaboraram planos de negócios baseados em dados reais. A metodologia incluiu o uso de conceitos financeiros, a aplicação de equações matemáticas e a criação de conteúdos digitais. A culminância do projeto ocorreu em uma feira, onde os alunos apresentaram suas empresas usando recursos tecnológicos. Os resultados mostraram que a interdisciplinaridade facilitou uma aprendizagem significativa, com os alunos demonstrando compreensão dos conceitos e habilidades desenvolvidas. O projeto evidenciou a importância da matemática na análise financeira e na tomada de decisões empresariais, e destacou a eficácia da integração de diferentes disciplinas para o desenvolvimento de competências essenciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.