Empreendedorismo no novo ensino médio: relato de um projeto interdisciplinar

Autores

Resumo

O relato de experiência descreve o Projeto Empreendedorismo, desenvolvido com turmas do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça. O projeto interdisciplinar envolveu as disciplinas de Educação Financeira, Introdução ao Mundo do Trabalho, Tecnologia e Inovação e o Núcleo de Inovação Matemática, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência prática e contextualizada sobre o processo de criação de empresas, integrando conhecimentos matemáticos, econômicos e tecnológicos. O projeto visou promover a compreensão do planejamento e criação de empresas, estimulando o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e habilidades empreendedoras. Foi desenvolvido ao longo de um semestre, envolvendo cerca de 90 alunos organizados em grupos que criaram empresas fictícias e elaboraram planos de negócios baseados em dados reais. A metodologia incluiu o uso de conceitos financeiros, a aplicação de equações matemáticas e a criação de conteúdos digitais. A culminância do projeto ocorreu em uma feira, onde os alunos apresentaram suas empresas usando recursos tecnológicos. Os resultados mostraram que a interdisciplinaridade facilitou uma aprendizagem significativa, com os alunos demonstrando compreensão dos conceitos e habilidades desenvolvidas. O projeto evidenciou a importância da matemática na análise financeira e na tomada de decisões empresariais, e destacou a eficácia da integração de diferentes disciplinas para o desenvolvimento de competências essenciais.

Biografia do Autor

  • Erasmo Tales Fonseca, UEMG

    Doutorando em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (2012). Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Divinópolis e do Colégio Integral (Divinópolis).

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 10 — Educação Estatística e Educação Financeira

Como Citar

BARBOSA DE CAMARGOS, Nubia Gabrieli; TALES FONSECA, Erasmo. Empreendedorismo no novo ensino médio: relato de um projeto interdisciplinar. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/676.. Acesso em: 15 ago. 2025.