Afrofuturismo na Educação Matemática: considerações a partir de uma prática de modelagem

Autores

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais. , Racismo , Lei 10639/2003, Formação inicial de professores, Modelagem na educação matemática

Resumo

Este texto emerge de diálogos que buscamos estabelecer a respeito das interconexões entre Educação das Relações Étnico-Raciais, Afrofuturismo e Modelagem na Educação Matemática no cenário da formação inicial de professores. Nosso objetivo é tecer reflexões acerca da adoção do Afrofuturismo como uma possibilidade para a construção uma Educação Matemática antirracista. Assim, o artigo apresenta uma atividade de modelagem desenvolvida em uma turma de Licenciatura de Matemática, em uma universidade pública de Minas Gerais em que a primeira autora leciona. Como forma de implementação da Lei nº 10639/2003, o conceito de Afrofuturismo foi trabalhado em suas aulas teóricas sobre Modelagem Matemática. Sendo a primeira atividade desenvolvida pelos estudantes, um dos grupos optou por explorar a temática de segurança alimentar na favela. Ao final, os estudantes apresentaram seu trabalho para a turma e um relatório detalhado para o professor, elementos que fazem parte dos dados aqui analisados. Dessa análise, observamos que a produção dos dados da Modelagem Matemática foi simplificada, deixando a desejar em pontos de validação dos resultados. O Afrofuturismo, assim, pode ser explorado na atividade, sendo considerado, possivelmente, um importante instrumento de promoção da Educação Matemática antirracista.

Biografia do Autor

  • Fernando Henrique de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, na linha Educação Matemática, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG, 2020) e graduado em Matemática (Licenciatura) pela mesma instituição (UFMG, 2015). Atualmente, é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Educação Matemática, da UFMG, membro do Grupo de Pesquisa "Coletivo Crítico: Perspectivas Sociopolíticas e Críticas em Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática" e do "Grupo de Discussões sobre Modelagem na Educação Matemática (GDMEM)". Atua, também, como professor de Matemática na Educação Básica pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Tem experiência em Educação, com ênfase em Educação Matemática e tem interesse, principalmente, nos seguintes temas: Modelagem na Educação Matemática; Formação de Professores; Educação Matemática Crítica; Insubordinação Criativa; e Jogos Matemáticos.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 02 — Modelagem Matemática e Resolução de Problemas

Como Citar

AVELAR, Petrina; DE LIMA, Fernando. Afrofuturismo na Educação Matemática: considerações a partir de uma prática de modelagem. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/678.. Acesso em: 15 ago. 2025.