Reflexões acerca de uma primeira experiência de um professor e seus estudantes com uma prática de modelagem matemática
Palavras-chave:
Educação matemática, Realidade, Zona de risco, Aula tradicionalResumo
A modelagem matemática é entendida como uma prática em que estudantes investigam problemas com referência na realidade por meio da matemática. Desenvolver práticas dessa natureza pela primeira vez pode ser uma atividade complexa, levando em consideração a movimentação que se faz em um ensino tradicional de matemática. Portanto, nosso objetivo, neste artigo, é evidenciar aspectos relativos às primeiras experiências de um professor e seus estudantes no desenvolvimento de uma atividade de modelagem na educação matemática. Para isso, analisamos a prática de modelagem matemática de um professor e seus estudantes em uma escola pública de Minas Gerais. Os sujeitos caracterizam-se por estarem tendo contato com a modelagem pela primeira vez. Os dados foram produzidos a partir da observação participante das aulas do professor e de duas conversas com o docente, uma antes e outra depois do desenvolvimento da prática. De nossas análises, percebemos que a relação que professor e estudantes inexperientes têm com a modelagem é diferente, de modo que o professor costuma se apoiar mais nos aspectos matemáticos da atividade, ao passo que os estudantes se referenciam mais aos aspectos não-matemáticos da realidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.