O Tangram como Possibilidade para o Ensino de Matemática
Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação docente, Extensão, Resolução de problemasResumo
O objetivo deste trabalho é relatar uma proposta de formação inicial e continuada organizada pelo Laboratório de Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Uberlândia (LEM/IME/UFU). O LEM, desde seu surgimento, se alinha aos princípios de integração do tripé universitário, desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão. A proposta do presente trabalho, caracterizada pelo seu caráter extensionista e de ensino, é chamada ExpoLEM (Exposição LEM) e visa discutir alguns aspectos teóricos-metodológicos no ensino de matemática. Na sua segunda versão, o II ExpoLEM teve por temática a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de matemática e uma proposta didática envolvendo o cálculo de porcentagem a partir do quebra-cabeça Tangram. O ExpoLEM é desenvolvido em formato de oficina e conta com uma articulação teórico-prática. A partir das avaliações dos participantes do II ExpoLEM, foi possível perceber a curiosidade dos professores acerca da relação entre o Tangram e o conteúdo de porcentagem. Além disso, os professores relataram ser importante ter o embasamento teórico apresentado no início, pois ele pôde auxiliar a explicar o porquê e o “como” da utilização de jogos e problemas no ensino de matemática.
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