O Tangram como Possibilidade para o Ensino de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação docente, Extensão, Resolução de problemas

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar uma proposta de formação inicial e continuada organizada pelo Laboratório de Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Uberlândia (LEM/IME/UFU). O LEM, desde seu surgimento, se alinha aos princípios de integração do tripé universitário, desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão. A proposta do presente trabalho, caracterizada pelo seu caráter extensionista e de ensino, é chamada ExpoLEM (Exposição LEM) e visa discutir alguns aspectos teóricos-metodológicos no ensino de matemática. Na sua segunda versão, o II ExpoLEM teve por temática a Resolução de Problemas como metodologia de ensino de matemática e uma proposta didática envolvendo o cálculo de porcentagem a partir do quebra-cabeça Tangram. O ExpoLEM é desenvolvido em formato de oficina e conta com uma articulação teórico-prática. A partir das avaliações dos participantes do II ExpoLEM, foi possível perceber a curiosidade dos professores acerca da relação entre o Tangram e o conteúdo de porcentagem. Além disso, os professores relataram ser importante ter o embasamento teórico apresentado no início, pois ele pôde auxiliar a explicar o porquê e o “como” da utilização de jogos e problemas no ensino de matemática.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

CARVALHO CARRIJO SILVEIRA, Matheus; SOARES DA SILVA, Higor Eduardo; MOLINA ZAQUEU XAVIER, Ana Cláudia. O Tangram como Possibilidade para o Ensino de Matemática. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/681.. Acesso em: 15 ago. 2025.