Pesquisas com crianças em Educação Matemática: variações do cognitivismo
Palavras-chave:
Pesquisa em Educação Matemática, Infância, Políticas da CogniçãoResumo
O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa maior em andamento cuja investigação centra esforços na compreensão de como crianças se produzem ao produzirem matemática. Um dos momentos da pesquisa procura produzir uma cartografia dos trabalhos em Educação Matemática que lidam com crianças e com a infância no período de 2012 a 2022. Essa cartografia nos levou ao traçado de quatro planos comuns entre os trabalhos, dos quais um é discutido amiúde neste artigo. Um deles diz respeito ao cognitivismo como abordagem hegemônica da Educação Matemática na pesquisa com as crianças. Problematizamos o cognitivismo a partir dos trabalhos mapeados em nossa cartografia de modo a situá-lo como um problema político no interior da Educação Matemática. Em outras palavras, discutimos variações do cognitivismo nos trabalhos publicados na área de modo a dar conta de expor seus pressupostos em funcionamento, bem como que tipo de política cognitiva está em jogo nesse funcionamento. Concluímos indicando que as variações do cognitivismo produzem uma política de recognição e pela necessidade de recolocação do problema da infância nas pesquisas com crianças na Educação Matemática.
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