O Software Modellus 4.0 Aplicado ao Ensino Interdisciplinar de Funções Polinomiais sob Perspectiva dos Registros de Representação Semiótica
Resumo
As tecnologias digitais e a interdisciplinaridade tornaram-se importantes aliados nos processos de ensino aprendizagem. Neste sentido a pesquisa em desenvolvimento relatada neste trabalho, tem como objetivo investigar os limites e possibilidades do uso do software Modellus 4.0 como ferramenta interdisciplinar para o estudo de funções polinomiais por meio de problemas físicos matemáticos, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). Trata-se de uma pesquisa participante com viés qualitativo, tendo como ponto de partida a captação de registros dos alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integral (EMTI) de uma escola estadual do município de Lontra/MG, por meio de sequências de atividades a serem construídas a partir dos conceitos de funções polinomiais do 1° e 2° grau, numa tratativa interdisciplinar ao abordar problemas físicos matemáticos de cinemática que serão desenvolvido com uso software Modellus 4.0 em encontros presenciais na referida escola. Esperamos demostrar que o software Modellus 4.0 é uma Tecnologia Digital aplicável sem a necessidade de um profundo conhecimento em linguagem computacional, e por ser desenvolvido para o Ensino de Matemática e de Física, possibilita um ensino interdisciplinar entre estas disciplinas no tocante a funções polinomiais do 1° e 2° grau, possibilitando a criação de animações interativas, tabelas, gráficos e outras representações que permite ao educando construção de conhecimento matemático atestado pela TRRS.
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