Práticas Pedagógicas na Formação Inicial do Professor de Matemática: um diálogo com estudos de Fiorentini
Resumo
Este estudo é um desdobramento feito no pós-doutoramento com o objetivo de situar as práticas pedagógicas presentes na formação inicial de professoras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA), a partir de Fiorentini (1995). As professoras lecionaram os componentes curriculares, denominados Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática, em uma faculdade particular no período de 1975 a 2010. Como metodologia utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa bibliográfica, por intermédio da pergunta do estudo. Nessa perspectiva, o foco exclusivo de análise deste artigo foram os resultados encontrados em narrativas das docentes sobre práticas pedagógicas durante a atuação profissional nos estágios, tendo como base as seis tendências presentes no Ideário de Educação Matemática Brasileira identificadas em Fiorentini (1995). Notou-se a princípio que, durante a formação inicial dos educadores, houve influência das tendências Formalista Clássica, Empírico-ativista e Formalista Moderna, destacando o Movimento da Matemática Moderna (MMM) nestas práticas e concentrando-se em conteúdos, simbolismos e recursos didáticos. Posteriormente, enfatizou-se a tendência tecnicista e suas variações, com maior ênfase nas práticas pedagógicas que valorizam as técnicas para o ensino e, finalmente, centrou-se na tendência empírico-ativista, com práticas de laboratórios, seminários e tecnologias e na tendência socioetnocultural no que tangencia a modelagem matemática.
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