Interseção das tecnologias digitais e a formação profissional: um novo paradigma de aprendizagem

Autores

Resumo

 

 

RESUMO

A ascensão das tecnologias transformou profundamente a forma como a formação profissional é concebida e implementada. Diante desse panorama, o presente estudo investiga a problemática da adaptação dos professores de Matemática às exigências do mercado de trabalho contemporâneo, nos quais a digitalização e a inovação tecnológica são essenciais. No entanto, também abordaremos os desafios que acompanham essa integração, incluindo a formação adequada dos educadores e a equidade no acesso às ferramentas digitais. O objetivo deste estudo é analisar como as tecnologias digitais estão sendo integradas de forma eficaz nos processos de inovação profissional, promovendo um aprendizado mais dinâmico e contextualizado. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma metodologia qualitativa, que incluiu entrevistas com professores de Matemática de escolas públicas da educação básica. O trabalho foi fundamentado no constructo teórico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). Os resultados indicam que a integração das tecnologias digitais não apenas enriquece o processo educativo, mas também aumenta a motivação dos alunos e a relevância das competências adquiridas. Os dados coletados revelaram que 78,0% dos professores consideram que o uso de ferramentas digitais facilita a compreensão de conteúdos complexos e 85,0% dos educadores relataram uma melhoria no engajamento dos alunos. Conclui-se que a interseção entre tecnologias digitais e formação profissional representa um novo paradigma de aprendizagem, que se alinha às demandas do século XXI. Este estudo destaca a necessidade urgente de repensar as práticas educativas, promovendo uma formação que prepare os profissionais para um futuro cada vez mais digitalizado e interconectado. A pesquisa aponta para a importância de políticas educacionais que incentivem essa integração, garantindo que as instituições estejam aptas a formar profissionais competentes e adaptáveis às mudanças constantes do mercado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

  • Agnaldo Maciel Ribeiro Oliveira, Unimontes

    Possui Graduação em nível de Licenciatura em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (2018), especialização em Matemática e estatística, pela Universidade Federal de Lavras (2005), e graduação em CIÊNCIAS - LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001). Técnico em Contabilidade pela Escola Estadual Benício Prates (1992). Mestrado em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação (PPGE) - 2023 da Universidade Estadual de Montes Claros. Unimontes - Brasil

  • Josué Antunes de Macêdo, Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor e Pesquisador do IFNMG e do Programa de Pós Graduação em Educação da Unimontes.

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2014). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC Minas (2009). Especialista em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996) e Graduado em Física pela Universidade Iguaçú (2001). Ex-professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Ex-Diretor Acadêmico, professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB) Montes Claros. Ex-Diretor Acadêmico da Faculdade de Ciências Gerenciais e Empreendedorismo (FACIGE) Montes Claros. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática do IFNMG, Campus Januária. Membro dos Colegiados dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Física do IFNMG, Campus Januária. Sócio Efetivo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Revisor de periódico do Caderno Brasileiro de Ensino de Física; Revisor de periódico da Revista Imagens da Educação e Revisor de Periódico da Revista Conexões Ciência e Tecnologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem experiência nas áreas de Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Física, Educação a Distância e Gestão de Instituições de Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Ensino de Física, Ensino de Astronomia, Formação de Professores, Tecnologias Aplicadas à Educação e Propostas de Ensino.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

OLIVEIRA, Agnaldo; MACÊDO, Josué Antunes de. Interseção das tecnologias digitais e a formação profissional: um novo paradigma de aprendizagem. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/693.. Acesso em: 15 ago. 2025.