Interseção das tecnologias digitais e a formação profissional: um novo paradigma de aprendizagem
Resumo
RESUMO
A ascensão das tecnologias transformou profundamente a forma como a formação profissional é concebida e implementada. Diante desse panorama, o presente estudo investiga a problemática da adaptação dos professores de Matemática às exigências do mercado de trabalho contemporâneo, nos quais a digitalização e a inovação tecnológica são essenciais. No entanto, também abordaremos os desafios que acompanham essa integração, incluindo a formação adequada dos educadores e a equidade no acesso às ferramentas digitais. O objetivo deste estudo é analisar como as tecnologias digitais estão sendo integradas de forma eficaz nos processos de inovação profissional, promovendo um aprendizado mais dinâmico e contextualizado. Para alcançar esse objetivo, foi adotada uma metodologia qualitativa, que incluiu entrevistas com professores de Matemática de escolas públicas da educação básica. O trabalho foi fundamentado no constructo teórico TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). Os resultados indicam que a integração das tecnologias digitais não apenas enriquece o processo educativo, mas também aumenta a motivação dos alunos e a relevância das competências adquiridas. Os dados coletados revelaram que 78,0% dos professores consideram que o uso de ferramentas digitais facilita a compreensão de conteúdos complexos e 85,0% dos educadores relataram uma melhoria no engajamento dos alunos. Conclui-se que a interseção entre tecnologias digitais e formação profissional representa um novo paradigma de aprendizagem, que se alinha às demandas do século XXI. Este estudo destaca a necessidade urgente de repensar as práticas educativas, promovendo uma formação que prepare os profissionais para um futuro cada vez mais digitalizado e interconectado. A pesquisa aponta para a importância de políticas educacionais que incentivem essa integração, garantindo que as instituições estejam aptas a formar profissionais competentes e adaptáveis às mudanças constantes do mercado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.