Práticas Sociais Campesinas no Ensino de Geometria Plana: possibilidades para a sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Práticas Socias. , Geometria Plana., Educação do Campo., Formação docente. , Projeto.

Resumo

Neste Relato de Experiência, apresentamos um projeto desenvolvido no âmbito da formação inicial de professoras(es) do campo. O projeto se desenvolveu nas atividades de Tempo-Comunidade de um curso de Licenciatura em Educação do Campo que trabalha em Regime de Alternância. A questão que apresentamos é: como os conceitos geométricos estudados na formação de educadores(as) podem ser relacionados às práticas sociais de comunidades campesinas? Para responder a essa questão, desenvolvemos um projeto intitulado “Geometrizando na Educação do Campo”, na qual envolveu conversa com moradores de comunidades campesinas e visitas aos territórios envolvidos. Como resultado, as discentes do curso puderam elaborar atividades escolares baseadas nos saberes tradicionais e, com essas atividades, conectar esses saberes aos conhecimentos matemáticos escolares. Além disso, compreenderam que, integrar atividades do dia a dia à sala de aula pode ajudar não apenas a enriquecer o aprendizado dos(as) alunos, mas também a valorizar a cultura e as práticas dos povos do campo.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

BARBOSA ALVES, Cecília; DIAS ANDRADE , Jadi; DE FATIMA BARBOSA FERNANDES, Luzia. Práticas Sociais Campesinas no Ensino de Geometria Plana: possibilidades para a sala de aula. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/694.. Acesso em: 15 ago. 2025.