Percepção dos Professores Sobre a Formação Inicial Para o Ensino de Matemática
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo discutir como os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede municipal de Januária, localizada na região norte do estado de Minas Gerais percebem sua formação inicial para atuar com este componente curricular. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pois consiste na análise das percepções dos professores que são inferidos pela nossa perspectiva a partir do rigor científico. Para a produção de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com quatro professores que atuavam em duas escolas da rede municipal de Januária. Decidiram participar da pesquisa três professores do 5º ano e uma professora do 4º ano. Os resultados acerca da formação inicial dos professores descrevem uma formação com muitas discussões teóricas sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, porém com poucas aulas práticas. O estudo relata as dificuldades e lacunas percebidas pelos professores durante a formação inicial em relação à Matemática, como exemplo, a ênfase em conteúdos didáticos em detrimento dos conteúdos específicos para essa etapa. Assim, acreditamos no potencial das novas diretrizes para formação inicial e na necessidade de pensar formações continuadas que atendam as demandas dos professores e que sejam subsídios para repensar, refletir e analisar suas práticas cotidianas.
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