Um Mapeamento da Pesquisa Brasileira sobre Práticas Sociais Escolares e Não Escolares Relacionadas à Mandioca

Autores

Palavras-chave:

Farinha de Mandioca., Educação Matemática., Etnomatemática., Educação do Campo., Mapeamento.

Resumo

Este trabalho, resultado de pesquisa de Iniciação Científica, tem como objetivo discutir sobre a produção acadêmica brasileira na área de Educação Matemática, com foco em práticas sociais relacionadas à mandioca, considerando processos de cultivo, produção e comercialização, bem como de seus derivados. No que tange aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Mapeamento. Buscamos em bibliotecas digitais teses, dissertações, artigos e trabalhos de conclusão de curso. Para o corpus de análise, selecionamos o total de 14 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra e fichados. As categorias de análise a priori são: a) referencial teórico; b) questão de pesquisa e/ou tema de interesse; c) metodologia; d) resultados encontrados e; e) perspectivas de continuidade dos estudos. Os resultados indicam que a maioria dos estudos foi realizado a partir da tendência Etnomatemática e a construção dos dados se deu em contextos não escolares, com predominância de comunidades quilombolas. Além disso, dentre as práticas sociais atinentes à mandioca, destacou-se a produção de farinha. Diante do exposto, notamos a preocupação de pesquisadores em evidenciar saberes matemáticos locais envolvidos em práticas sociais camponesas relacionadas à mandioca, o que contribui para valorizar a tradição e a identidade sociocultural. Como continuidade dos estudos, sugerimos a realização de investigações que tratem do referido tema no ensino de matemática e na formação de professores.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 03 — Etnomatemáticas e Aspectos Culturais da Matemática

Como Citar

BARBOSA ALVES, Cecília; LUÍS PEREIRA FERNANDES , Fernando. Um Mapeamento da Pesquisa Brasileira sobre Práticas Sociais Escolares e Não Escolares Relacionadas à Mandioca. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/700.. Acesso em: 4 maio. 2025.