Educação Matemática Crítica como Componente Curricular: um estudo comparativo inicial com o campo teórico
Palavras-chave:
Itinerários Formativos, Educação Matemática Crítica., Ensino M´´edio, Investigação Matemática, Resolução de problemasResumo
Este estudo investiga a Educação Matemática Crítica (EMC) como componente curricular no contexto do Ensino Médio de Minas Gerais, em comparação com as teorizações de Skovsmose. O objetivo é identificar semelhanças e diferenças entre a EMC como componente curricular e como abordagem teórica. A metodologia envolve uma análise documental das diretrizes curriculares estaduais e de textos teóricos sobre a EMC. Os resultados apontam que, embora a EMC-CC enfatize a resolução de problemas contextualizados e a reflexão crítica sobre processos matemáticos, ela diverge da EMC teórica por focar mais nas estratégias de ensino e menos nas dimensões sociopolíticas. Conclui-se que a EMC-CC oferece oportunidades para uma prática docente reflexiva, embora limitada na exploração crítica de questões sociais mais amplas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.