Educação Matemática Crítica como Componente Curricular: um estudo comparativo inicial com o campo teórico

Autores

Palavras-chave:

Itinerários Formativos, Educação Matemática Crítica., Ensino M´´edio, Investigação Matemática, Resolução de problemas

Resumo

Este estudo investiga a Educação Matemática Crítica (EMC) como componente curricular no contexto do Ensino Médio de Minas Gerais, em comparação com as teorizações de Skovsmose. O objetivo é identificar semelhanças e diferenças entre a EMC como componente curricular e como abordagem teórica. A metodologia envolve uma análise documental das diretrizes curriculares estaduais e de textos teóricos sobre a EMC. Os resultados apontam que, embora a EMC-CC enfatize a resolução de problemas contextualizados e a reflexão crítica sobre processos matemáticos, ela diverge da EMC teórica por focar mais nas estratégias de ensino e menos nas dimensões sociopolíticas. Conclui-se que a EMC-CC oferece oportunidades para uma prática docente reflexiva, embora limitada na exploração crítica de questões sociais mais amplas.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 09 — Currículos em Educação Matemática

Como Citar

CARRIJO, Manuella; SIQUEIRA JULIO, Rejane. Educação Matemática Crítica como Componente Curricular: um estudo comparativo inicial com o campo teórico. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/705.. Acesso em: 22 jun. 2025.