O Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores

Autores

Palavras-chave:

Licenciatura. Matemática. Formação de Professores. Residência Pedagógica.

Resumo

Este trabalho busca relatar uma das experiências pedagógicas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica do curso de Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei e apresentar argumentos sobre a importância dele no aprimoramento da formação inicial dos futuros professores. Tal proposta teve como intuito analisar se o referido Programa cumpriu com os seus objetivos, no âmbito do subprojeto de Matemática da UFSJ, além de divulgar a futuros licenciandos sobre as possibilidades criadas por ele na graduação. A metodologia escolhida para a realização do trabalho foi baseada em observações das aulas ministradas pelos docentes das escolas-campo nas quais foram desenvolvidas as atividades, assim como na participação ativa nas práticas durante essas aulas. Sob essa perspectiva, os pressupostos teóricos se referem aos estudos de Santana e Barbosa (2019), Tinti e Silva (2020), Gatti et al. (2019), além de uma reflexão dos estudos do educador e filósofo Paulo Freire. Com os resultados, pôde-se observar a importância da participação em processos educativos escolares em instituições de Educação Básica ainda na graduação, bem como a essencialidade do Programa na formação inicial de professores.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

PEREIRA, Bianca; ALMADA DE OLIVEIRA, Viviane. O Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/706.. Acesso em: 22 jun. 2025.