O Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores
Palavras-chave:
Licenciatura. Matemática. Formação de Professores. Residência Pedagógica.Resumo
Este trabalho busca relatar uma das experiências pedagógicas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica do curso de Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei e apresentar argumentos sobre a importância dele no aprimoramento da formação inicial dos futuros professores. Tal proposta teve como intuito analisar se o referido Programa cumpriu com os seus objetivos, no âmbito do subprojeto de Matemática da UFSJ, além de divulgar a futuros licenciandos sobre as possibilidades criadas por ele na graduação. A metodologia escolhida para a realização do trabalho foi baseada em observações das aulas ministradas pelos docentes das escolas-campo nas quais foram desenvolvidas as atividades, assim como na participação ativa nas práticas durante essas aulas. Sob essa perspectiva, os pressupostos teóricos se referem aos estudos de Santana e Barbosa (2019), Tinti e Silva (2020), Gatti et al. (2019), além de uma reflexão dos estudos do educador e filósofo Paulo Freire. Com os resultados, pôde-se observar a importância da participação em processos educativos escolares em instituições de Educação Básica ainda na graduação, bem como a essencialidade do Programa na formação inicial de professores.
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