A Tecnologia Digital Como Recurso no Ensino da Matemática:  o uso de softwares para resoluções de problemas matemáticos

Autores

Palavras-chave:

Matemática. Software Educacional. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Resumo

A narrativa sobre a Matemática é crucial em qualquer debate que envolva essa disciplina  e seu ensino. Compreender as razões e os momentos em que se decidiu conferir à  matemática a relevância que possui atualmente é um aspecto essencial para o  desenvolvimento de propostas inovadoras. Nas últimas quatro décadas, testemunhamos a  disseminação de uma ferramenta tecnológica complexa, que tem se expandido e integrado  praticamente todos os níveis educacionais: o computador. É fundamental repensar a  abordagem do ensino-aprendizagem na matemática. O impacto da tecnologia demandará  uma reorientação do ensino de matemática sob uma nova perspectiva curricular. O  ambiente computacional não deve ser encarado apenas como um recurso adicional que  os docentes usarão para engajar seus alunos; é, antes de tudo, uma potente ferramenta  que potencializa as intervenções em sala de aula. Este estudo tem como objetivo investigar  de que maneira os softwares podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em  matemática. Com base nos resultados da pesquisa, foram escolhidos 4 programas que  obtiveram as melhores avaliações por parte dos usuários. Considerando as características  identificadas nos softwares selecionados, foi viável classificá-los em uma categoria  relacionada à sua origem e usabilidade. Em meio a todas as mudanças tecnológicas que  ocorreram ao longo dos anos, percebe-se que as TICS têm se tornado cada vez mais  integradas à vida cotidiana dos seres humanos. Assim, cabe ao professor avaliar e  escolher o software mais apropriado para atender às necessidades de seus alunos,  garantindo uma abordagem educacional diversificada.

Downloads

Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 05 — Recursos Didáticos e Tecnologia no Ensino de Matemática

Como Citar

NEVES SOUZA, Janaína; RODRIGUES SARAIVA, Kelly Cristina; LEMOS DA SILVA RAMOS, Maria Vitória. A Tecnologia Digital Como Recurso no Ensino da Matemática:  o uso de softwares para resoluções de problemas matemáticos. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/709.. Acesso em: 15 ago. 2025.