A Tecnologia Digital Como Recurso no Ensino da Matemática: o uso de softwares para resoluções de problemas matemáticos
Palavras-chave:
Matemática. Software Educacional. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.Resumo
A narrativa sobre a Matemática é crucial em qualquer debate que envolva essa disciplina e seu ensino. Compreender as razões e os momentos em que se decidiu conferir à matemática a relevância que possui atualmente é um aspecto essencial para o desenvolvimento de propostas inovadoras. Nas últimas quatro décadas, testemunhamos a disseminação de uma ferramenta tecnológica complexa, que tem se expandido e integrado praticamente todos os níveis educacionais: o computador. É fundamental repensar a abordagem do ensino-aprendizagem na matemática. O impacto da tecnologia demandará uma reorientação do ensino de matemática sob uma nova perspectiva curricular. O ambiente computacional não deve ser encarado apenas como um recurso adicional que os docentes usarão para engajar seus alunos; é, antes de tudo, uma potente ferramenta que potencializa as intervenções em sala de aula. Este estudo tem como objetivo investigar de que maneira os softwares podem enriquecer o processo de ensino-aprendizagem em matemática. Com base nos resultados da pesquisa, foram escolhidos 4 programas que obtiveram as melhores avaliações por parte dos usuários. Considerando as características identificadas nos softwares selecionados, foi viável classificá-los em uma categoria relacionada à sua origem e usabilidade. Em meio a todas as mudanças tecnológicas que ocorreram ao longo dos anos, percebe-se que as TICS têm se tornado cada vez mais integradas à vida cotidiana dos seres humanos. Assim, cabe ao professor avaliar e escolher o software mais apropriado para atender às necessidades de seus alunos, garantindo uma abordagem educacional diversificada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.