Formação Inicial na Licenciatura em Educação do Campo: Uma Experiência Com o Ensino de Análise Combinatória

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escola do Campo, Matemática, Formação inicial

Resumo

Neste relato de experiência apresentamos uma atividade desenvolvida no âmbito da formação inicial no Curso de XXXX. O curso funciona em Regime de Alternância, envolvendo o Tempo-Escola, momento em que as(os) estudantes estão na universidade e o Tempo-Comunidade, momento que as(os) estudantes ficam em seus territórios de origem. Nesse contexto, a atividade foi proposta para ser desenvolvida no Tempo-Comunidade. A partir da problematização sobre uma Sequência Didática que tinha como objetivo trabalhar com o conteúdo de Análise Combinatória e, mais especificamente, com o conceito de Combinação Simples, outros saberes foram sendo considerados para a resolução das situações propostas com a atividade. Na ocasião, foram incorporados saberes específicos do território sobre o cultivo de uma horta, considerando algumas culturas específicas. As conclusões sobre a Sequência Didática revelaram que as atividades de Tempo-Comunidade oportunizaram um espaço possível para se pensar em outros modos de organizar o ensino de matemática para a escola do campo.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 01 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

CONCEIÇÃO, Daniel Idelfonso da; FERNANDES, Luzia de Fatima Barbosa. Formação Inicial na Licenciatura em Educação do Campo: Uma Experiência Com o Ensino de Análise Combinatória. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/710.. Acesso em: 15 ago. 2025.