Formação Inicial na Licenciatura em Educação do Campo: Uma Experiência Com o Ensino de Análise Combinatória
Palavras-chave:
Educação do Campo, Escola do Campo, Matemática, Formação inicialResumo
Neste relato de experiência apresentamos uma atividade desenvolvida no âmbito da formação inicial no Curso de XXXX. O curso funciona em Regime de Alternância, envolvendo o Tempo-Escola, momento em que as(os) estudantes estão na universidade e o Tempo-Comunidade, momento que as(os) estudantes ficam em seus territórios de origem. Nesse contexto, a atividade foi proposta para ser desenvolvida no Tempo-Comunidade. A partir da problematização sobre uma Sequência Didática que tinha como objetivo trabalhar com o conteúdo de Análise Combinatória e, mais especificamente, com o conceito de Combinação Simples, outros saberes foram sendo considerados para a resolução das situações propostas com a atividade. Na ocasião, foram incorporados saberes específicos do território sobre o cultivo de uma horta, considerando algumas culturas específicas. As conclusões sobre a Sequência Didática revelaram que as atividades de Tempo-Comunidade oportunizaram um espaço possível para se pensar em outros modos de organizar o ensino de matemática para a escola do campo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.