Etnomatemática e Práticas Sociais Vinculadas à Cana-de-Açúcar: uma análise a partir de trabalhos de conclusão de curso de uma Licenciatura em Educação do Campo

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Prática Social, Rapadura, Cachaça

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender saberes etnomatemáticos evidenciados em trabalhos de conclusão de curso (TCC) defendidos na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade XXX, a partir de práticas sociais não escolares vinculadas ao contexto do campo, particularmente associado à produção artesanal de rapadura e cachaça. Trata-se de uma pesquisa em andamento realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa XXX. Para atingir o referido objetivo, consideramos os pressupostos do Programa Etnomatemática. Metodologicamente, a pesquisa tem sido ancorada no paradigma qualitativo, sendo empenhada uma pesquisa documental. Selecionamos dois TCC produzidos no grupo de pesquisa e que tratam da prática social de produção artesanal de rapadura e cachaça.  A categoria de análise a priori considerada foram os saberes etnomatemáticos. Como resultado, notamos que em ambas as práticas há a valorização e a importância de quem faz a rapadura ou a cachaça dominar todo o processo de produção. Ao tratar da prática social de produção de rapadura, percebemos a presença de saberes etnomatemáticos atinentes à medida de tempo e ao ponto ideal para a finalização da rapadura, sendo que os produtores recorrem a uma percepção visual e tátil do caldo de cana em fervura. Sobre a produção de cachaça, evidenciamos que o grau alcoólico da cachaça é identificado pelo paladar e visualmente, com a formação de bolhas no copo. Portanto, a partir dos saberes etnomatemáticos contemplados no artigo, consideramos pertinente a sua discussão em espaços de formação de professores que ensinam/ensinarão matemática em escolas do campo, na perspectiva de valorizar saberes e tradições oriundos da cultura camponesa bem como possibilitar um ensino de matemática que aproxime saberes locais e saberes escolares, em uma relação de horizontalidade.

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Publicado

07-04-2025

Edição

Seção

Eixo 03 — Etnomatemáticas e Aspectos Culturais da Matemática

Como Citar

FERNANDES, Luzia de Fatima Barbosa; FERNANDES, Fernando Luis Pereira. Etnomatemática e Práticas Sociais Vinculadas à Cana-de-Açúcar: uma análise a partir de trabalhos de conclusão de curso de uma Licenciatura em Educação do Campo. Encontro Mineiro de Educação Matemática, [S. l.], n. 10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/emem/article/view/711.. Acesso em: 15 ago. 2025.