Avanços e recuos no currículo de Matemática na reforma do Ensino Médio no contexto da Educação Profissional do Estado de São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Currículo de Matemática, Educação Profissional, Teoria Crítica, Agir Comunicativo, Aceleração Social

Resumo

Este trabalho é um fragmento de uma pesquisa de doutorado em andamento, que visa analisar, a partir do Agir Comunicativo (TAC) de Jürgen Habermas e da Aceleração Social de Hartmut Rosa, a implantação do Articulação da Formação Profissional Média e Superior (MAS) em uma escola técnica do Estado de São Paulo (Etec) em parceria com uma Faculdade de Tecnologia (Fatec). Neste primeiro momento da pesquisa, levantamos dados, documentos e normativas da legislação que orientam essa implantação com base na reforma do Ensino Médio, principalmente no que diz respeito a uma abordagem curricular da Matemática. Considerando, sobretudo, os reflexos do conceito de aceleração social nesse combo de formação (Médio, Técnico e Superior).

Referências

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Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos de Matemática e Políticas Públicas Curriculares

Como Citar

LIMA, Claudemir Monteiro; PERALTA, Deise Aparecida. Avanços e recuos no currículo de Matemática na reforma do Ensino Médio no contexto da Educação Profissional do Estado de São Paulo. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/580.. Acesso em: 28 ago. 2025.