Reconstrução Nacional e Justiça Social: o papel da Educação Matemática
Palavras-chave:
História da Matemática, Justiça Curricular, Educação Matemática AntirracistaResumo
Neste breve texto, buscamos compartilhar um breve panorama dos conteúdos das falas proferidas no painel intitulado Reconstrução Nacional e Justiça Social: o papel da Educação Matemática, como atividade de abertura da sexta edição do Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, realizado nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2024 nas dependências da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na cidade de Montes Claros, estado de Minas Gerais. As considerações de Zaqueu Vieira Oliveira e Maria do Carmo de Sousa são apresentadas, com alguns comentários e discussões na perspectiva das teorizações sobre (In)Justiça Curricular por Flavio Augusto Leite Taveira, preocupados sobretudo com o processo formativo inicial que se dá nos cursos de Licenciatura em Matemática.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Tradução de Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
CONNELL, Raewyn. W. Schools and Social Justice. Philadelphia: Temple University Press, 1993.
DJEBBAR, Ahmed. L’analyse combinatoire au Maghreb: l´exemple d´Ibn Munᶜim. Paris: Université Paris-Sud, 1985.
EDWARDS, Anthony William Fairbank. Pascal’s Arithmetical Triangle: the story of a mathematical idea. New York: Dover Publications, 2019.
FRASER, Nancy. Sobre justiça: lições de Platão, Rawls e Ishiguro. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 15, p. 265-277, set. 2014.
PASSES, Alan. Do um à metáfora: para um entendimento da matemática pa'ikwené (Palikur). Revista de Antropologia, v. 49, n. 1, p. 245-281, 2006.
ROQUE, Tatiana. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo Escolar e Justiça Social: o Cavalo de Troia da Educação. Tradução de Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013.
SOUSA, Maria do Carmo de. Revisitando a disciplina História da Matemática: justiça social aos conhecimentos matemáticos de povos não eurocêntricos. Boletim GEPEM, n. 84, p.154-178, 2024.
TAVEIRA, Flavio Augusto Leite. Curriculum, Curricular Justice, and Mathematics Education: a political manifesto. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 1-13, 2024.
TODÃO, Jefferson. A origem Africana da Matemática. São Paulo: Ananse, 2024.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: perspectivas críticas y políticas. Visão Global, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.