“Isso não é matemática!” — Currículos em disputa em um contexto quilombola

Autores

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola, Currículo, Matemática Hegemônica, Sucesso

Resumo

O texto trata de um compartilhamento de reflexões das autoras a partir de uma experiência vivenciada junto a uma comunidade quilombola. Comunidade esta, que se encontra em um momento de articulação para implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola em suas escolas e, consequentemente, em disputa de currículos. Disputa atravessada pela ideia de que apenas o saber matemático hegemônico e embranquecido é válido e nos fornece passaportes para o sucesso. Uma ideia socialmente construída que corrobora com o modo imperialista e capitalista de organização da vida, em que outras formas de ler e vivenciar o mundo devem ser negadas e anuladas, assim como, os nossos sensos de pertencimento.

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Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Aportes teóricos sobre Currículos de Matemática

Como Citar

SILVA, Daniele Costa; NETO, Vanessa Franco. “Isso não é matemática!” — Currículos em disputa em um contexto quilombola. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/593.. Acesso em: 26 mar. 2025.