Um estudo de três propostas curriculares municipais para a EJA: Barra da Estiva (BA), Guarulhos (SP) e Macaé (RJ)

Autores

Palavras-chave:

EJA, Currículo, Documento Curricular, Política Curricular

Resumo

Neste texto, temos o propósito de apresentar um recorte do estudo desenvolvido acerca de propostas curriculares municipais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, com foco na matemática e nos componentes curriculares correlatos. Para este recorte, selecionamos três documentos que consistem nas propostas curriculares para a modalidade da EJA nos municípios de Barra da Estiva, na Bahia, Guarulhos, em São Paulo, e Macaé, no Rio de Janeiro. O estudo, que se pauta metodologicamente na análise documental, busca responder algumas questões que se passam pela organização e proposta do currículo. Os resultados apresentados neste texto fazem parte de um conjunto maior de dados que vêm sendo analisados, compondo um panorama dos documentos curriculares para a modalidade em nível nacional.

Referências

BARRA DA ESTIVA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular da EJAI. Barra da Estiva: SME, 2020.

CONRADO, Andrea Lunkes; VALLE, Júlio César Augusto do. Alteridade como princípio para a política curricular de matemática. In: VALLE, Júlio César Augusto do; CONRADO, Andrea Lunkes; COPPE, Cristiane. (Org.) Florescer da Grumixama: raízes, sementes e frutos das pesquisas em Etnomatemática em 20 anos de GEPEm/FEUSP. Jundiaí: Paco, 2020, p. 97-124.

FONSECA, Maria Conceição Ferreira Reis. Educação matemática de Jovens e Adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

GUARULHOS. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular da EJA. Guarulhos: SME, 2019.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones, v. 14, n. 1, p. 55-73, 2015.

MACAÉ. Secretaria Municipal de Educação. Caderno de Orientações Curriculares 2020. Macaé: SME, 2020.

POMPEU, Carla Cristina; VALLE, Júlio César Augusto do; SANTOS, Priscila Ribeiro dos. Uma experiência de formação continuada com professores/as que ensinam matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. In: Anais do V Congresso Nacional de Formação de Professores. Águas de Lindóia, 2021, p. 752-763.

SOUZA, Tiago Luz Ribeiro; VALLE, Júlio César Augusto do. Documentos e orientações curriculares para a Educação Matemática de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas no Brasil, uma aproximação. In: Anais do XX Encontro Baiano de Educação Matemática. Paulo Afonso, 2023, p. 1-13.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos de Matemática e Políticas Públicas Curriculares

Como Citar

SOUZA, Tiago Luz Ribeiro; VALLE, Júlio Cesar Augusto. Um estudo de três propostas curriculares municipais para a EJA: Barra da Estiva (BA), Guarulhos (SP) e Macaé (RJ). Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/594.. Acesso em: 26 mar. 2025.