Os Temas Contemporâneos Transversais contextualizando o conceito e a representação de função

Autores

Palavras-chave:

Temas Contemporâneos Transversais, Educação Matemática Crítica, Conceito e Representação de Função, Ensino Médio

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo que explora o conceito e a representação de função com atividades contextualizadas pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCT), desenvolvidas nos ambientes de aprendizagem, de forma a buscar o ensino que considere uma Educação Matemática Crítica (EMC) no currículo de Matemática do Ensino Médio. Esse estudo é um recorte da pesquisa de doutorado da primeira autora, que está em andamento. Foi utilizada a pesquisa qualitativa com análise interpretativa para o trabalho desenvolvido com 20 estudantes da rede pública estadual de Mato Grosso. O ensino do conteúdo de função com o suporte da EMC nas atividades contextualizadas com os TCT escolhidos pelos estudantes, utilizando os ambientes de aprendizagem e o conhecimento reflexivo, oportunizou o desenvolvimento da matemacia.

Referências

ANDRADE, Tais Marcelle. Matemática interligada: funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica. Manual do Professor. São Paulo: Scipione, 2020.

BONJORNO, José Roberto. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; SOUSA, Paulo Roberto Câmera. Prisma matemática: conjuntos e funções. Manual do Professor. São Paulo: FTD, 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: propostas de práticas de implementação. Brasília: MEC/SEB, 2019b.

BRASIL, Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019a.

CRESWELL, John. Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados na pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016, p. 78-108

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. 2. ed. Campinas: Papirus, 2010.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus, 2015.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Materiais curriculares e a relação Professor-Currículo

Como Citar

DOMINGUES, Rosângela Ferreira; OLGIN, Clarissa de Assis. Os Temas Contemporâneos Transversais contextualizando o conceito e a representação de função. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/596.. Acesso em: 26 mar. 2025.