Os Itinerários Formativos paulistas e a (não) formação de professores
Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Currículo Paulista, Formação de ProfessoresResumo
Este texto discute os itinerários formativos da rede pública paulista e suas implicações para os professores de matemática, devido à falta de formação para esses novos arranjos curriculares. A pesquisa qualitativa analisou documentos sobre a implementação do Novo Ensino Médio e do Currículo Paulista. O estudo aborda a Reforma do Ensino Médio e os conteúdos dos itinerários formativos em matemática, bem como os professores prioritários para essa disciplina. Os resultados mostram que os professores não participaram da construção desses itinerários, que foram impostos pela Secretaria de Educação de São Paulo, além de evidenciar a desvalorização do trabalho docente, quando precisam assumir disciplinas para as quais não foram devidamente formados.
Referências
BRASIL. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Diário Oficial da União, 17 fev. 2017.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 3, de 21 de Novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Diário Oficial da União, 22 nov. 2018b.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018a.
CORTI, Ana Paula. O ensino médio entre reformas. In: CORTI, Ana Paula; CÁSSIO, Fernando; STOCO, Sérgio. ESCOLA PÚBLICA: Práticas e pesquisas em educação. Santo André: Editora UFABC, 2023, p. 123-135.
CRESWELL, John. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. 3. ed. Grupo A, 2014
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; PANOSSIAN, Maria Lucia. Reflexões sobre o Novo Ensino Médio: possibilidades e desafios. RIPEM, v. 11, n.1, p. 5-23, 2021.
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; MAZZI, Lucas Carato; FORNER, Régis. Insubordinação Criativa no Novo Ensino Médio: mudanças a partir do diálogo com a comunidade escolar. In: Anais do 3º International Conference on Creative insubordination in Mathematics Education. Rio de Janeiro, 2023.
PALHARES, I. Itinerários do novo ensino médio são impostos e até sorteados aos alunos. Folha de São Paulo, 25 mar. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/03/itinerarios-do-novo-ensino-medio-sao-impostos-e-ate-sorteados-aos-alunos.shtml. Acesso em: 26 jun. 2024.
REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE. Novo Ensino Médio e indução de desigualdades escolares na rede estadual de São Paulo [Nota Técnica]. São Paulo: REPU. 2022. Disponível em: www.repu.com.br/notas-tecnicas. Acesso em: 21 jun. 2024.
REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE; GRUPO ESCOLA PÚBLICA E DEMOCRACIA. Primeira geração de concluintes avalia o “Novo Ensino Médio” [Nota Técnica]. São Paulo: REPU / Gepud, 20 mar. 2024. Disponível em: www.repu.com.br/notas-tecnicas; e https://www.gepud.com.br/gepud.html. Acesso em: 21 jun. 2024.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Documento orientador - Implementação do Novo Ensino Médio. São Paulo: SE, 2021.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Resolução nº 52, de 16 de novembro de 2023. Estabelece as diretrizes para a organização curricular do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e dá providências correlatas. São Paulo: Diário Oficial Caderno Executivo, 16 nov. 2023.
SILVA, M. R. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-15, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.