Uma abordagem curricular antirracista para a Matemática do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Desigualdades, Antirracista, Etnomatemática, BNCC

Resumo

O currículo escolar é um espaço disputado que define o que e quando ensinar, com maior carga horária para Matemática e Língua Portuguesa, como visto na reforma do Ensino Médio entre 2023 e 2024. A diferença no desempenho em Matemática entre estudantes negros e brancos revela desigualdades e um ensino deficiente em bairros negros. Apesar da Lei 10.639/2003, que exige o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, sua aplicação nas aulas de Matemática ainda é limitada. Pesquisas mostram a falta de materiais que integrem a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Este trabalho propõe um currículo antirracista, utilizando a Educação Matemática Crítica, Etnomatemática e Afroetnomatemática para promover justiça social na BNCC, com a revisão bibliográfica como metodologia. Para isso, foram escolhidas três habilidades, EM13MAT10, EM13MAT201 e EM13MAT311, e indicadas possibilidades de articulação com os três campos teóricos citados.

Referências

ALVES-BRITO, Alan; SILVA, Jeferson; GIRALDO, Victor Augusto. Panorama da educação antirracista no Mestrado Profissional Nacional em Matemática (PROFMAT). Identidade: boletim do Grupo de Negr@ s da EST/IECLB, Porto Alegre, v. 26, n. 1/2, p. 107-127, jan./dez. 2021

ASSUNÇÃO, Ricardo Gomes; SILVA, Marcio Antonio da. Procesos de Exclusión a través del Currículo de Matemáticas: ¿de Quién es la Culpa? Paradigma, v. 44, n 4. p. 338-359, set. 2023.

BARBOSA, Gerrio; FERREIRA, Danilo.; NUNES, Erivelton.; PORTELLA, Allyson; FRANÇA Michel; Desigualdades Raciais na educação no Brasil. In: FRANÇA, Michel e PORTELLA, Alysson (Org.). Números da discriminação racial: desenvolvimento humano, equidade e políticas públicas. São Paulo: Jandaíra, 2023, p. 253-276

BARQUERO, Berta; JESSEN, Britta Eyrich; RUIZ-HIDALGO, Juan Fidalgo; GOLDING, Jennie. What Theories and Methodologies Are Appropriate for Studying Phenomena Related to Mathematics Curriculum Reforms?. In: SHIMIZU, Yoshinori; VITHAL, Renuka. (Ed.). Mathematics Curriculum Reforms Around the World. Cham: Springer, 2023, p. 193-217

BRASIL, Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: Diário Oficinal da União, 10 jan. 2003

CUNHA JR., Henrique. Matemática Inexistente nos Territórios de Maioria Afrodescendente. In: OLIVEIRA, Alexsandra Flavia Bezerra de; NUNES, Cícera; CUNHA JR., Henrique; DOMINGOS, Reginaldo Ferreira. (Org.). Educação e Africanidade: Propostas para a Formação de Professores sobre a Lei 10.639/2003.Curitiba: CRV, 2016.

CUNHA JUNIOR, Henrique. Afroetnomatemática: da filosofia africana ao ensino de matemática pela arte. Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, n. 9, v. 22, p. 107-122. 2017

CURY, Carlos Roberto Jamil; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018

D’AMBROSIO, Ubiratan O programa Etnomatemática: Uma síntese. Acta Scientía, v. 10, n. 1, p. 7-16, jan./jun. 2008

KILPATRICK, Jeremy. School Mathematics: A Bipolar Subject. In: SHIMIZU, Yoshinori; VITHAL, Renuka. (Ed.). Mathematics Curriculum Reforms Around the World. New ICMI Study Series. Cham: Springer, 2023, p. 23-35.

LIMA, Daniel de Oliveira. Concepções de professores de Matemática sobre avaliação escolar: o caso da Escola Sesc de Ensino Médio. 2022. 194f. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

SKOVSMOSE, Ole. O que poderia significar a Educação Matemática Crítica para diferentes grupos de estudantes? Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, n. 12, p. 18-37, 2020.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos de Matemática como instrumento de luta por Justiça Social

Como Citar

LIMA, Daniel de Oliveira. Uma abordagem curricular antirracista para a Matemática do Ensino Médio. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/600.. Acesso em: 28 ago. 2025.