Narrativas discentes sobre os Currículos de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ

Autores

Palavras-chave:

Currículos de Matemática, Educação Matemática, Narrativas, Trajetórias

Resumo

Este trabalho apresenta-se no contexto de projeto sobre Currículos de Matemática, financiado pelo edital PIBIC-EM, com participação de estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ). A investigação ocorreu através da atuação dos estudantes, sob coordenação do autor, na elaboração de videodocumentário que contou com três entrevistas realizadas com ex-estudantes do CAp-UFRJ. Os entrevistados são, atualmente, docentes da mesma instituição, foram alunos do CAp-UFRJ em épocas distintas e lecionam disciplinas diferentes da matemática. Os roteiros das entrevistas, critérios e escolhas dos entrevistados foram construídos pelos estudantes em reuniões de orientação com o autor. Assim, além da importante iniciação científica dos estudantes nas discussões sobre Educação, visibilizamos a produção audiovisual e acadêmica discente em formato distinto dos convencionais.

Referências

ALVES, Luciana; MAUER, Marinez; SEVERO, Rita. Narrativas de jovens acerca da educação matemática nos diferentes espaços escolares. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 55047-55057, aug. 2020.

BARBOSA, Jonei. Formatos insubordinados de dissertações e teses na Educação Matemática. In: D’AMBROSIO, Beatriz.; LOPES, Celi. (Org). Vertentes da subversão na produção científica em educação matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 347-367.

COSTA NETO, Cleber; GIRALDO, Victor. Diálogos sobre o currículo da formação inicial de professores de matemática: narrativas discentes. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. 3, p. 1029-1054, set./dez. 2020.

GABRIEL, Carmen. Conhecimento Científico e Currículo: Anotações sobre uma articulação impossível e necessária. Revista Teias, v. 14, n. 33, p. 44-57, 2013.

GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e educação. Tradução de Attílio Brunetta. Petrópolis: Vozes, 2013.

KNOPP, Ivo; QUAGLIA, Victor; GIRALDO, Victor; COSTA NETO, Cleber. Formação inicial de professores de matemática(s): um olhar decolonial sobre as mudanças de perspectivas dos estudantes. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, p. 74-94, 2020.

SILVA, Marcio. Currículo como Currere, como Complexidade, como Cosmologia, como Conversa e como Comunidade. Bolema, v. 28, n. 49, p. 516-535, ago. 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Apresentação. In: GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e educação. Tradução de Attílio Brunetta. Petrópolis: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos de Matemática como instrumento de luta por Justiça Social

Como Citar

NETO, Cleber Dias da Costa. Narrativas discentes sobre os Currículos de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/601.. Acesso em: 2 maio. 2025.