Narrativas discentes sobre os Currículos de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ
Palavras-chave:
Currículos de Matemática, Educação Matemática, Narrativas, TrajetóriasResumo
Este trabalho apresenta-se no contexto de projeto sobre Currículos de Matemática, financiado pelo edital PIBIC-EM, com participação de estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ). A investigação ocorreu através da atuação dos estudantes, sob coordenação do autor, na elaboração de videodocumentário que contou com três entrevistas realizadas com ex-estudantes do CAp-UFRJ. Os entrevistados são, atualmente, docentes da mesma instituição, foram alunos do CAp-UFRJ em épocas distintas e lecionam disciplinas diferentes da matemática. Os roteiros das entrevistas, critérios e escolhas dos entrevistados foram construídos pelos estudantes em reuniões de orientação com o autor. Assim, além da importante iniciação científica dos estudantes nas discussões sobre Educação, visibilizamos a produção audiovisual e acadêmica discente em formato distinto dos convencionais.
Referências
ALVES, Luciana; MAUER, Marinez; SEVERO, Rita. Narrativas de jovens acerca da educação matemática nos diferentes espaços escolares. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 55047-55057, aug. 2020.
BARBOSA, Jonei. Formatos insubordinados de dissertações e teses na Educação Matemática. In: D’AMBROSIO, Beatriz.; LOPES, Celi. (Org). Vertentes da subversão na produção científica em educação matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2015, p. 347-367.
COSTA NETO, Cleber; GIRALDO, Victor. Diálogos sobre o currículo da formação inicial de professores de matemática: narrativas discentes. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. 3, p. 1029-1054, set./dez. 2020.
GABRIEL, Carmen. Conhecimento Científico e Currículo: Anotações sobre uma articulação impossível e necessária. Revista Teias, v. 14, n. 33, p. 44-57, 2013.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e educação. Tradução de Attílio Brunetta. Petrópolis: Vozes, 2013.
KNOPP, Ivo; QUAGLIA, Victor; GIRALDO, Victor; COSTA NETO, Cleber. Formação inicial de professores de matemática(s): um olhar decolonial sobre as mudanças de perspectivas dos estudantes. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, p. 74-94, 2020.
SILVA, Marcio. Currículo como Currere, como Complexidade, como Cosmologia, como Conversa e como Comunidade. Bolema, v. 28, n. 49, p. 516-535, ago. 2014.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Apresentação. In: GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e educação. Tradução de Attílio Brunetta. Petrópolis: Vozes, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.