Currículo, (In)Justiça Curricular e Educação Matemática dos nossos tempos

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Justiça Curricular, Justiça Social, Rainer Forst, Nancy Fraser

Resumo

Neste resumo, é compartilhada uma pesquisa de doutoramento em desenvolvimento que admite como objetivo contestar o ideário social que delega neutralidade ao conhecimento matemático, mostrando como a produção de conhecimento em Educação Matemática no Brasil pode ser caracterizada por duas Injustiças Curriculares, fruto desse ideário de neutralidade. Em termos de estrutura, são apresentados os referenciais teóricos do campo do Currículo, bem como os referenciais filosóficos e metodológicos que fundamentam e orientam o desenvolvimento da pesquisa de doutoramento. Ao final, discutimos como a presente pesquisa acompanha, de uma perspectiva curricular, os exercícios e anseios contemporâneos das discussões em Educação Matemática no Brasil, que têm se preocupado sobremaneira com as questões de Justiça Social.

Referências

BARRIGA, Ángel Diaz. Currículum. Tensiones conceptuales y prácticas. Revista Electrónica de Investigación Educativa, Ensenada, México, v. 5, n. 2, p. 1-13, 2003.

BOBBITT, Franklin. The Curriculum. New York: Hougthon Mifflin, 1918.

CONNELL, Robert William. Schools and Social Justice. Philadelphia: Temple University Press, 1993.

FORST, Rainer. Contextos da justiça: filosofia política para além de liberalismo e comunitarismo. São Paulo: Boitempo, 2010.

FORST, Rainer. Justificação e crítica: perspectivas de uma teoria crítica da política. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

FRASER, Nancy. Justiça Interrompida: reflexões críticas sobre a condição pós-socialista. São Paulo: Boitempo, 2022.

KNIJNIK, Gelsa. Exclusão e Resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Entrevista-Elos: Ángel Díaz Barriga. Teias, Rio de Janeiro, ano 5, nº 9-10, p. 1-7, 2004.

REPA, Luiz. A Reconstrução da história da teoria. Observações sobre um procedimento da Teoria da Ação Comunicativa. In: NOBRE, M.; REPA, L. Habermas e a reconstrução: sobre a categoria central da Teoria Crítica habermasiana. p. 43-64. Campinas: Papirus, 2012.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo Escolar e Justiça Social: o Cavalo de Troia da Educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, Jairo José da. Filosofia(s) da Matemática. São Paulo: Editora Unesp, 2007.

VOIROL, Oliver. Teoria Crítica e pesquisa social: da dialética à reconstrução. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 93, p. 81-99, 2012.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos de Matemática como instrumento de luta por Justiça Social

Como Citar

TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; PERALTA, Deise Aparecida. Currículo, (In)Justiça Curricular e Educação Matemática dos nossos tempos. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/602.. Acesso em: 2 maio. 2025.