Heranças conceituais da pedagogia tradicional clássica frente a Educação Matemática Crítica: de quem (não) falamos?

Autores

Palavras-chave:

Teorias Curriculares, Herbart, Tradicional, Educação Matemática Crítica

Resumo

Dentre os diversos tensionamentos que compõem os estudos curriculares e a Educação Matemática, centralizamos a polêmica (Orlandi, 2012) perspectiva tradicional. Para tanto, mergulhamos em Herbart (1946, 2014) com objetivo de enunciar relações entre a abordagem tradicional e a Educação Matemática Critica (EMC), em Skovsmose (2001, 2007). Para atingir esta proposta, utilizo da fundamentação teórica e metodológica da Análise de Discurso em Orlandi (2012, 2017, 2020a, 2020b). Dentre os resultados, em Herbart, se destaca o conceito de interesse, amplamente utilizado na atualidade, culminado pelo autor frente à sua formação voltada para a vida. Sua proposta baseada no governo, instrução e disciplina entram em atrito com a desigualdade e a responsabilidade social da instituição escolar movimentados pela EMC.

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Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Aportes teóricos sobre Currículos de Matemática

Como Citar

MARTINI, Lucas; GODOY, Elenilton Vieira. Heranças conceituais da pedagogia tradicional clássica frente a Educação Matemática Crítica: de quem (não) falamos?. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/684.. Acesso em: 26 mar. 2025.