Questões de gênero e Educação Matemática: implicações para o debate curricular
Palavras-chave:
Currículo de Matemática, Gênero, Sexualidade, Livro DidáticoResumo
O presente texto reúne algumas das ideias que foram debatidas no painel de mesmo nome do título, parte da programação do 6º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, ocorrido em outubro de 2024, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Sob a mediação do terceiro autor, a primeira e o segundo autor debateram sobre como as questões de gênero/sexualidade e currículo de matemática escolar estão relacionadas, principalmente sobre como currículos, ao contemplar os processos de ensino/aprendizagem de Matemática, também produzem determinados tipos sujeitos. Nesse sentido, questões sobre como o livro didático de Matemática aborda as questões de gênero e sexualidade são alguns dos temas abordados neste trabalho.
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert M. Michel Foucault: uma Trajetória Filosófica: para além do estruturalismo e hermenêutica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 231-249.
LEDER, Gilah C. Mathematics and gender: changing perspectives. In: GROUWS, Douglas A. (Ed.). Handbook of research on Mathematics teaching and learning. New York: Macmillan, 1992, p. 597-622.
MONTEIRO, Alexandrina. Currículo como rizoma: o que se prolifera num campo (in)disciplinar? In: GODOY, Elenilton Vieira, SILVA, Marcio Antonio da; SANTOS, Vinício de Macedo (Org.). Currículos de Matemática em debate: questões para políticas educacionais e para a pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2018, p. 89-100.
NETO, Vanessa Franco; ATAIDE PINHEIRO, Weverton. Análise comparativa entre Brasil e os Estados Unidos: o problema de gênero em livros didáticos de Matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 1-21, 2021.
NETO, Vanessa Franco; BORGES, Luiza; ALVES, Thays. Redes produtivas de saber/poder: gênero e Matemáticas sob análise de estudantes. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 3, p. 173-188, 2021.
NETO, Vanessa Franco; GUIDA, Angela Maria. Constituição do sujeito-mãe nos livros didáticos de Matemática da Educação do Campo. Educação, 45, p. 1-24, 2020.
POPKEWITZ, Thomas. The alchemy of the Mathematics curriculum: inscriptions and the fabrication of the child. American Educational Research Journal, v. 41, n. 1, p. 3-34, 2004.
RUBEL, Laurie H. Speaking up and speaking out about gender in Mathematics. The Mathematics Teacher, v. 109, n. 6, p. 434-439, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.