Disciplinas integradoras como o lugar da Educação Matemática na licenciatura: solução ou armadilha?

Autores

Palavras-chave:

Disciplinas Integradoras, Licenciatura em Matemática, Educação Matemática, Currículo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir, no contexto das licenciaturas em Matemática, as chamadas disciplinas integradoras, a partir de uma análise curricular qualitativa realizada no âmbito de uma universidade pública do nordeste brasileiro. Embasam a discussão as teorizações de Fiorentini (2005), Moreira (2012), Moreira e David (2018), Moreira e Ferreira (2021) e outros. O debate realizado aponta que, no cenário em análise, as disciplinas integradoras acabaram convertendo-se no lugar da Educação Matemática nesses cursos de formação inicial, o que é potencialmente nocivo por escamotear a não superação da fragmentação formativa, concorrendo, inclusive, para o seu acirramento, entre outros aspectos.

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Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos e desenvolvimento profissional docente em Matemática

Como Citar

MELO, Carlos Ian Bezerra de; TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; CRISTOVÃO, Eliane Matesco. Disciplinas integradoras como o lugar da Educação Matemática na licenciatura: solução ou armadilha?. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–8, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/695.. Acesso em: 2 maio. 2025.