Uma análise do contexto de realidade nas tarefas de Geometria dos livros didáticos do Novo Ensino Médio
Palavras-chave:
Contextualização, Livro Didático, Novo Ensino Médio, Realidade, PNLDResumo
Quais são as distintas referências de contexto presentificadas nas tarefas de Geometria nos Livros Didáticos (LD) do Novo Ensino Médio (NEM)? Esta pergunta norteia a pesquisa, de cunho qualitativo, que desenvolvemos, assumindo como percurso metodológico o Sistema teorEMa, e fundamentando-nos nas referências de contexto. Foram classificadas 7.345 tarefas de Geometria dos LD do NEM. Nesse evento trazemos uma análise com foco nas tarefas de Realidade. Os resultados mostram que a maior parte dos contextos é Puramente Matemático, enquanto uma minoria referiu-se à Realidade. Além disso, parte delas menciona aspectos da realidade no seu enunciado, mas a questão proposta situa-se em outros contextos, como da matemática pura, perdendo parte de sua potência de conexão entre o cotidiano e os conceitos estudados.
Referências
ALVES, Gabriel Amancio; AMARAL; Rúbia Barcelos; LITOLDO, Beatriz Fernanda. Teorizando contextos: fundamentos para a análise de livros didáticos de Matemática do Novo Ensino Médio. In: Anais do 2º Colóquio de Livros Didáticos de Matemática. Campo Grande, 2024 (No prelo).
AMARAL, Rúbia Barcelos; MAZZI, Lucas Carato; ANDRADE, Luciana Vieira; PEROVANO, Ana Paula. Livro Didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática. Mercado de Letras, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018.
DE LANGE, Jan. Assessment: no change without problems. In: ROMBERG, Thomas. (Ed.). Reform in school mathematics and authentic assessment. Albany: SUNY Press, 1995, p. 87-172.
DEKKER, Truus; QUERELLE, Nanda. Context. In: Great assessment problems. Utrecht: Freudenthal Instituut, 2002.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2011.
LITOLDO, Beatriz Fernanda. A contextualização e os níveis de demanda cognitiva de tarefas de Geometria presentes em Livros Didáticos de Matemática sob a perspectiva do Opportunity-to-Learn. 2021. 220f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Estadual de Campinas. Campinas.
TEIXEIRA, Lilian Aparecida (Org.). Diálogo: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: Moderna, 2020.
WIJAYA, Ariyadi; HEUVEL-PANHUIZEN, Marja van den; DOORMAN, Michiel. Opportunity-to-learn context-based tasks provided by mathematics textbooks. Educational Studies in Mathematics, v. 89, n. 1, p. 41-65, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.