Os livros didáticos do PNLD e as suas referências: uma possibilidade de entender as escolhas dos autores e suas produções
Palavras-chave:
PNLD, Análise de Livro Didático, Ensino de Matemática, ReferênciasResumo
Neste trabalho, temos como objetivo analisar duas Obras Didáticas Específicas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático com relação às referências bibliográficas utilizadas nessas obras. As Obras Didáticas Específicas são uma inovação no âmbito deste programa, para nossa análise recorremos às obras do Ensino Médio: Palavras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática e Dimensões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática. As referências foram analisadas e agrupadas em categorias que trouxeram indícios sobre quais foram as escolhas dos autores na concepção das obras. Enquanto resultados sinalizamos que na maioria das categorias há uma relação entre referências bibliográficas com as formações acadêmicas e/ou com o desenvolvimento profissional dos autores.
Referências
AMARAL, Rubia Barcelos; MAZZI, Lucas Carato; ANDRADE, Luciana Vieira; PEROVANO, Ana Paula. Livro didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação & Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.
MARQUETI, Luci Mara Gavazzoni; MARQUETI, Gavazzoni. O livro didático como fonte e objeto de pesquisa histórica. Revista Caminhos do Pampa, v. 2, n. 1, p. 65-74, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.