EJA e Matemática: reflexões sobre o Documento Curricular Referencial da Bahia

Autores

Palavras-chave:

EJA, DCRB, Educação Matemática

Resumo

Esta investigação dialoga com a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Bahia, destacando a diversidade de perfis que abrange trabalhadores, mães e sujeitos em busca de inclusão social. Pautados metodologicamente na investigação qualitativa e na análise documental, buscamos problematizar o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e suas diretrizes para criação de um currículo inclusivo e contextualizado que valorize os saberes da cultura local e do conhecimento matemático. Os resultados preliminares apontam que é necessário ampliação de orientações curriculares que ampliem o campo do ensino e aprendizagem da matemática para as pessoas jovens e adultas.

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Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos de Matemática e Políticas Públicas Curriculares

Como Citar

SOUZA, Tiago Luz Ribeiro; SILVA, Ileni de Araújo Caraúba; PEREIRA, Reginaldo Santos. EJA e Matemática: reflexões sobre o Documento Curricular Referencial da Bahia. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/704.. Acesso em: 26 mar. 2025.