A formação matemática de professores dos Anos Iniciais: movimentos iniciais de uma pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Matemática, Currículo de Matemática

Resumo

Dialogar sobre a formação matemática dos pedagogos é fundamental para entendermos a construção do conhecimento matemático em sociedade. Nesse sentido, temos como objetivo analisar as pesquisas acadêmicas que tematizam a formação matemática nos cursos de Licenciatura em Pedagogia. Como aportes teóricos, dialogamos, com estudos que associam a matemática e a pedagogia, destacando a formação de professores que ensinam matemática. Como procedimentos metodológicos, produzimos um estudo de revisão das pesquisas indexadas na Scielo Brasil, a partir dos descritores “Pedagogia” e “Matemática”. Os resultados apontam para um corpus inicial de 46 pesquisas, das quais optamos por trabalhar com 4 produções. Os trabalhos abordam perspectivas dos pedagogos sobre a matemática. Analisando-os, verificamos a necessidade de o futuro professor conhecê-la, compreendê-la, para só então ensiná-la.

Referências

ALMEIDA, Marlisa Bernardi de; LIMA, Maria das Graças de. Formação inicial de professores e o curso de pedagogia: reflexões sobre a formação matemática. Ciência & Educação, v. 18, n. 2, p. 451-468, 2012.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Concepções de matemática de alunas-professoras dos anos iniciais. Educação & realidade, v. 39, n. 4, p. 1113-1133, 2014.

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; POLONI, Marinês Yole. Percepções de Concluintes de Pedagogia sobre a Formação Inicial do Professor para a Docência de Matemática. Bolema, v. 26, n. 44, p. 1289-1314, 2012.

JULIO, Rejane Siqueira; SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Compreendendo a Formação Matemática de Futuros Pedagogos por meio de Narrativas. Bolema, v. 32, n. 62, p. 1012-1029, dez. 2018.

SANTOS, Edlauva Oliveira de; KALHIL, Josefina Barrera; GHEDIN, Evandro. A formação matemática no curso de pedagogia: o que revelam as matrizes curriculares Reamec, n. 3, p. 1-17, 2015.

TINTI, Douglas da Silva; BARBOSA, Geovane Carlos; LOPES, Celi Espasandin. O software IRAMUTEQ e a Análise de Narrativas (Auto) biográficas no Campo da Educação Matemática. Bolema, v. 35, n. 69, p. 479-496, 2021.

VALE, Renan Rodrigues do; NASCIMENTO, Márcio Lima do. Percepções dos licenciandos em Pedagogia de um Campus da UFPA sobre a formação para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. CoInspiração, v. 6, p. 1-23, 2023.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos e desenvolvimento profissional docente em Matemática

Como Citar

SOARES, Marcos Vinícius Soledade; SOUZA, Enzo Afonso de; SOUSA FILHO, Ricardo Lopes de. A formação matemática de professores dos Anos Iniciais: movimentos iniciais de uma pesquisa. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/713.. Acesso em: 26 mar. 2025.