A formação matemática de professores dos Anos Iniciais: movimentos iniciais de uma pesquisa
Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Matemática, Currículo de MatemáticaResumo
Dialogar sobre a formação matemática dos pedagogos é fundamental para entendermos a construção do conhecimento matemático em sociedade. Nesse sentido, temos como objetivo analisar as pesquisas acadêmicas que tematizam a formação matemática nos cursos de Licenciatura em Pedagogia. Como aportes teóricos, dialogamos, com estudos que associam a matemática e a pedagogia, destacando a formação de professores que ensinam matemática. Como procedimentos metodológicos, produzimos um estudo de revisão das pesquisas indexadas na Scielo Brasil, a partir dos descritores “Pedagogia” e “Matemática”. Os resultados apontam para um corpus inicial de 46 pesquisas, das quais optamos por trabalhar com 4 produções. Os trabalhos abordam perspectivas dos pedagogos sobre a matemática. Analisando-os, verificamos a necessidade de o futuro professor conhecê-la, compreendê-la, para só então ensiná-la.
Referências
ALMEIDA, Marlisa Bernardi de; LIMA, Maria das Graças de. Formação inicial de professores e o curso de pedagogia: reflexões sobre a formação matemática. Ciência & Educação, v. 18, n. 2, p. 451-468, 2012.
CARNEIRO, Reginaldo Fernando; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Concepções de matemática de alunas-professoras dos anos iniciais. Educação & realidade, v. 39, n. 4, p. 1113-1133, 2014.
COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; POLONI, Marinês Yole. Percepções de Concluintes de Pedagogia sobre a Formação Inicial do Professor para a Docência de Matemática. Bolema, v. 26, n. 44, p. 1289-1314, 2012.
JULIO, Rejane Siqueira; SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Compreendendo a Formação Matemática de Futuros Pedagogos por meio de Narrativas. Bolema, v. 32, n. 62, p. 1012-1029, dez. 2018.
SANTOS, Edlauva Oliveira de; KALHIL, Josefina Barrera; GHEDIN, Evandro. A formação matemática no curso de pedagogia: o que revelam as matrizes curriculares Reamec, n. 3, p. 1-17, 2015.
TINTI, Douglas da Silva; BARBOSA, Geovane Carlos; LOPES, Celi Espasandin. O software IRAMUTEQ e a Análise de Narrativas (Auto) biográficas no Campo da Educação Matemática. Bolema, v. 35, n. 69, p. 479-496, 2021.
VALE, Renan Rodrigues do; NASCIMENTO, Márcio Lima do. Percepções dos licenciandos em Pedagogia de um Campus da UFPA sobre a formação para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. CoInspiração, v. 6, p. 1-23, 2023.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.