Materiais curriculares integradores e a prática docente: conectando saberes

Autores

Palavras-chave:

Integração, Currículo, Professores

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento que objetiva analisar a relação professor-materiais curriculares integradores, especificamente a relação deste profissional com os livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais e Aplicadas em Diálogo com a Matemática aprovados pelo PNLD 2021. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolverá a entrevista com professores da rede pública de ensino de Vitória da Conquista, Bahia e a análise desses materiais. Aqui trazemos um recorte da análise preliminar desenvolvida em uma das obras do PNLD 2021. Identificamos que o material apresenta uma proposta inovadora, pois propõe o diálogo entre componentes curriculares, o que é relevante para o desenvolvimento de um currículo integrado.

Biografia do Autor

  • Dra. Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Pós Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Rio Claro). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/Uesb). 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Dados estatísticos PNLD 2021. Brasília: MEC/FNDE, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2021. Brasília: MEC/SEB/FNDE, 2021.

GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos Focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, v. 12, n. 24, p. 149-161, 2003.

JÚNIOR LIMA, Eduardo Brandão; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SANTOS, Adriana Cristina Omena dos; SCHNEKENBERG, Guilherme Fernando. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 44, p. 36-51, 2021.

MOTA, Karla Rodrigues; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Totalidade ou fragmentação? a apresentação da realidade no currículo integrado do Instituto Federal de Goiás. e-Curriculum, v. 19, n. 2, p. 915-937, abr./jun. 2021.

SOUSA, Jalva Lilia Rabelo de; GALVÃO, Juliana da Silva. Ações interdisciplinares: discussão acerca do currículo integrado e planejamento no ensino médio. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 9, n. 29, p. 266-275, abr. 2023.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Materiais curriculares e a relação Professor-Currículo

Como Citar

MOURA, Jerlane; PEROVANO, Ana Paula. Materiais curriculares integradores e a prática docente: conectando saberes. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/715.. Acesso em: 28 ago. 2025.