Uma análise das temáticas emergentes nas obras didáticas específicas do PNLD 2021

Autores

Palavras-chave:

Obras Didáticas Específicas, PNLD, Economia

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular e a Lei do Novo Ensino Médio impactaram os livros didáticos, representando um marco significativo na produção dessas obras que buscam apoiar a implementação dessas políticas na prática docente. Focamos nossa atenção nas obras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática que visam promover uma abordagem interdisciplinar. Com o intuito de apresentar um panorama dos temas abordados nessas obras, estamos desenvolvendo uma pesquisa qualitativa sendo empregado o Sistema teorEMa para análise das obras. Identificamos uma maior frequência de temas relacionados à Economia. Considera-se que tais temas podem ressoar diretamente nas vivências e no engajamento dos alunos no Ensino Médio.

Referências

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Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Materiais curriculares e a relação Professor-Currículo

Como Citar

PEROVANO, Ana Paula; REIS, Júlio Cesar dos; MOURA, Jerlane Nascimento. Uma análise das temáticas emergentes nas obras didáticas específicas do PNLD 2021. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–5, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/716.. Acesso em: 2 maio. 2025.