Uma sequência didática com a temática criptografia para o ensino de matrizes do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Criptografia, Currículo, Ensino Médio, Matemática, Temas de Interesse

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática que integra o tema criptografia ao conteúdo de matrizes do Ensino Médio, utilizando planilhas eletrônicas do Excel. Com base nas ideias de integração curricular, o trabalho com temáticas de interesse e os Temas Contemporâneos Transversais, o objetivo foi explorar as potencialidades dessa abordagem para promover o ensino contextualizado da Matemática. Essa pesquisa é de caráter qualitativo e foi aplicada com estudantes do 3º ano de uma escola pública no Rio Grande do Sul, com dados coletados por meio de questionários e registros escritos. Os resultados indicam que a sequência didática contribuiu para o desenvolvimento do conteúdo matemático, proporcionando a contextualização histórica e a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino.

Referências

AZCÁRATE, Pilar Godeg. ¿Qué matemáticas necesitamos para comprender el mundo actual? Investigación em l Escuela, n. 32, p. 77-85, 1997.

BEANE, James A. Integração curricular: a essência de uma escola democrática. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 2, p. 91-100, jul./dez. 2003.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC/SEB, 2019.

COLL, César. Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática, 1999.

CONCEIÇÃO, Marcos Roberto Fonseca. Transformações no plano e morfismo: aplicações de matrizes com o uso do Excel. In: Anais do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas, 2013, p. 1-15.

D´AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma Sociedade em Transição. 2. ed. Natal: Editora da UFRN, 2011.

DELLINGHAUSEN, Fernanda; GALLE, Vanessa Mesquita; OLGIN, Clarissa de Assis. Utilização de planilha eletrônica no processo de ensino e aprendizagem de matrizes e sistemas. In: Anais do VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas, 2017, p. 1-9.

KRANZ, Bárbara Elisa. Caminhos para o Currículo de Matemática do Ensino Médio: contextualizando o conteúdo de matrizes com o tema criptografia. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Luterana do Brasil. Canoas.

OLGIN, Clarissa de Assis. Critérios, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de temáticas no Currículo de Matemática do Ensino Médio. 2015. 265f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Luterana do Brasil. Canoas.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Aportes teóricos sobre Currículos de Matemática

Como Citar

KRANZ, Bárbara Elisa; OLGIN, Clarissa de Assis. Uma sequência didática com a temática criptografia para o ensino de matrizes do Ensino Médio. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/717.. Acesso em: 19 maio. 2025.