Manual do Professor como ferramenta do desenvolvimento curricular: crenças e concepções de três professoras

Autores

Palavras-chave:

Relação Professor-Currículo, Desenvolvimento Curricular, Crenças, Concepções

Resumo

O estudo aqui apresentado foi orientado pelo objetivo de discutir crenças e concepções de três professoras sobre o Manual do Professor como ferramenta de suporte ao desenvolvimento curricular. Para a produção de dados, foi constituído um grupo focal, realizado entrevistas e analisado planos de aulas de professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Os resultados convergem para a capacidade de design pedagógico à luz das crenças e concepções das professoras, evidenciando crenças dos materiais como lista de tarefas; a busca de materiais complementares pela ausência de tarefas ou por orientações insuficientes para o planejamento de aulas, embora concebam as perguntas incorporadas aos Manuais como indutoras de momentos de interação dos estudantes.

Referências

COSTA, Wagner Rodrigues. Relações entre concepções de professores sobre Matemática e seu ensino e os materiais curriculares: implicações nos processos de leitura e interpretação do currículo prescrito de Matemática. 2023. 442f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) — Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

LIMA, Katia, JANUARIO, Gilberto; PEROVANO, Ana Paula. A relação de professores que ensinam Matemática e materiais curriculares. In: DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic; LIMA, Katia. (Org.). Diálogos e Interfaces da Educação Matemática e da Educação Química. Cruz das Almas: EdUFRB, 2024, p. 21-38.

PAJARES, M. Frank. Teachers’ beliefs and educational research: Cleaning up a messy construct. Review of Educational Research. v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992.

REMILLARD, Janine T. Examining teachers’ interactions with curriculum resource to uncover pedagogical design capacity. In: GUEUDET, Ghislaine; In: FAN, Lianghuo; TROUCHE, Luc; QI, Chunxia; REZAT; Sebastian; VISNOYSKA, Jana. (Ed.). Recent advances in research on Mathematics teachers’ textbooks and resources. New York: Springer, 2018, p. 69-88.

REMILLARD, Janine T.; KIM, OK-Kyeong. Elementary Mathematics curriculum materials: designs for student learning and teacher enactment. Suiça: Springer, 2020.

SON, Ji-Won; KIM, OK-Kyeong. Teachers' selection and enactment of mathematical problems from textbooks. Mathematics Education Researc Journal, v. 27, n. 4, p. 491-518, aug. 2015.

SOUZA, Iolanda Márcia. Relação professor-materiais curriculares e o conhecimento profissional docente sobre o campo conceitual aditivo. 2024. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Materiais curriculares e a relação Professor-Currículo

Como Citar

SOUZA, Iolanda Márcia de; JANUARIO, Gilberto; PEROVANO, Ana Paula. Manual do Professor como ferramenta do desenvolvimento curricular: crenças e concepções de três professoras. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/718.. Acesso em: 23 jun. 2025.