Manual do Professor como ferramenta do desenvolvimento curricular: crenças e concepções de três professoras
Palavras-chave:
Relação Professor-Currículo, Desenvolvimento Curricular, Crenças, ConcepçõesResumo
O estudo aqui apresentado foi orientado pelo objetivo de discutir crenças e concepções de três professoras sobre o Manual do Professor como ferramenta de suporte ao desenvolvimento curricular. Para a produção de dados, foi constituído um grupo focal, realizado entrevistas e analisado planos de aulas de professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Os resultados convergem para a capacidade de design pedagógico à luz das crenças e concepções das professoras, evidenciando crenças dos materiais como lista de tarefas; a busca de materiais complementares pela ausência de tarefas ou por orientações insuficientes para o planejamento de aulas, embora concebam as perguntas incorporadas aos Manuais como indutoras de momentos de interação dos estudantes.
Referências
COSTA, Wagner Rodrigues. Relações entre concepções de professores sobre Matemática e seu ensino e os materiais curriculares: implicações nos processos de leitura e interpretação do currículo prescrito de Matemática. 2023. 442f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) — Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.
LIMA, Katia, JANUARIO, Gilberto; PEROVANO, Ana Paula. A relação de professores que ensinam Matemática e materiais curriculares. In: DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic; LIMA, Katia. (Org.). Diálogos e Interfaces da Educação Matemática e da Educação Química. Cruz das Almas: EdUFRB, 2024, p. 21-38.
PAJARES, M. Frank. Teachers’ beliefs and educational research: Cleaning up a messy construct. Review of Educational Research. v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992.
REMILLARD, Janine T. Examining teachers’ interactions with curriculum resource to uncover pedagogical design capacity. In: GUEUDET, Ghislaine; In: FAN, Lianghuo; TROUCHE, Luc; QI, Chunxia; REZAT; Sebastian; VISNOYSKA, Jana. (Ed.). Recent advances in research on Mathematics teachers’ textbooks and resources. New York: Springer, 2018, p. 69-88.
REMILLARD, Janine T.; KIM, OK-Kyeong. Elementary Mathematics curriculum materials: designs for student learning and teacher enactment. Suiça: Springer, 2020.
SON, Ji-Won; KIM, OK-Kyeong. Teachers' selection and enactment of mathematical problems from textbooks. Mathematics Education Researc Journal, v. 27, n. 4, p. 491-518, aug. 2015.
SOUZA, Iolanda Márcia. Relação professor-materiais curriculares e o conhecimento profissional docente sobre o campo conceitual aditivo. 2024. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.