Currículo em Ação: a relação entre feedback dos estudantes e práticas docentes

Autores

Palavras-chave:

Currículos de Matemática, Formação em Serviço, Feedback de Estudantes

Resumo

Abordamos a avaliação institucional realizada por estudantes e seu impacto para as práticas de ensino. Os dados foram produzidos com a participação de três professores de Matemática ao discutir o feedback dos estudantes sobre aspectos de suas aulas. A análise foi orientada por categorias que se relacionam a currículos e ao conhecimento profissional docente. Os resultados indicam que a realidade do ensino é influenciada por múltiplos fatores, como estratégias metodológicas, dinâmica de sala e atitude dos estudantes. Um ambiente que valoriza a participação e a contextualização pode resultar em melhores aprendizagens, mas é crucial enfrentar desafios como resistência a mudanças. A formação contínua dos professores, o apoio institucional e a valorização do feedback dos estudantes são fundamentais o desenvolvimento curricular.

Referências

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Desafios ao coordenador pedagógico no trabalho coletivo da escola: intervenção ou prevenção? In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2008, p. 25-36.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de Ernani Ferreira da Fonseca Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2. p. 4-14, feb. 1986.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Tradução de Maria Nóvoa. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos e desenvolvimento profissional docente em Matemática

Como Citar

COSTA, Felipe de Almeida; JANUARIO, Gilberto. Currículo em Ação: a relação entre feedback dos estudantes e práticas docentes. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/719.. Acesso em: 2 maio. 2025.