Currículo em Ação: a relação entre feedback dos estudantes e práticas docentes
Palavras-chave:
Currículos de Matemática, Formação em Serviço, Feedback de EstudantesResumo
Abordamos a avaliação institucional realizada por estudantes e seu impacto para as práticas de ensino. Os dados foram produzidos com a participação de três professores de Matemática ao discutir o feedback dos estudantes sobre aspectos de suas aulas. A análise foi orientada por categorias que se relacionam a currículos e ao conhecimento profissional docente. Os resultados indicam que a realidade do ensino é influenciada por múltiplos fatores, como estratégias metodológicas, dinâmica de sala e atitude dos estudantes. Um ambiente que valoriza a participação e a contextualização pode resultar em melhores aprendizagens, mas é crucial enfrentar desafios como resistência a mudanças. A formação contínua dos professores, o apoio institucional e a valorização do feedback dos estudantes são fundamentais o desenvolvimento curricular.
Referências
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Desafios ao coordenador pedagógico no trabalho coletivo da escola: intervenção ou prevenção? In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2008, p. 25-36.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de Ernani Ferreira da Fonseca Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2. p. 4-14, feb. 1986.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Tradução de Maria Nóvoa. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.