Anúncios e denúncias sobre (im)possibilidades pedagógicas e curriculares na rede estadual de educação de São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática Antirracista, Políticas Públicas, Plataformas Digitais

Resumo

Este texto apresenta um estudo sobre entrevistas realizadas com dois servidores da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC-SP), um enquanto professor temporário que atua no interior do Estado e uma professora efetiva da capital paulista. Buscando compreender seus entendimentos em relação às propostas curriculares implementadas desde 2023 na referida rede estadual, como o Material Digital do Programa Sala do Futuro. Para tanto, caracterizamos as principais ações que orientam a referida política educacional, enfatizando os desdobramentos da utilização dos slides que foram preparados para materialização do programa em sala de aula. Tendo como referencial teórico Paulo Freire, analisamos os dados produzidos pelas narrativas coletadas à luz da identificação de denúncias e anúncios sobre a política curricular vigente.

Referências

BERNARDO, Jessica. Governo de SP usou vídeo do MBL em material didático de escolas. Metrópoles, 6 maio de 2024.

BIMBATI, Ana Paula. SP diz que afastou responsáveis por ‘graves erros’ em slides usados em aula. UOL Educação, 31 ago. 2023.

D'AMBROSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasandin. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, v. 29, n. 51, p. 1-17, 2015.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.

FREIRE, Paulo. Denúncia, anúncio, profecia, utopia e sonho. In: O livro da profecia: o Brasil no terceiro milênio. Brasília, Coleção Senado, v. 1, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.

PALHARES, Isabela. Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores. Folha de São Paulo, 17 abr. 2024.

SEDUC-SP. Educação de SP oferece material digital inédito para professores da rede; assista ao vídeo. SEDUC-SP, 24 abr. 2023.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos de Matemática como instrumento de luta por Justiça Social

Como Citar

SARAIVA, Fernanda Veloso; SILVA, Glauber Carvalho da; VALLE, Júlio César Augusto do. Anúncios e denúncias sobre (im)possibilidades pedagógicas e curriculares na rede estadual de educação de São Paulo. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/720.. Acesso em: 18 jul. 2025.