Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática ao analisar um Material Curricular Educativo
Palavras-chave:
Material Curricular Educativo, Conhecimento Profissional Docente, Função AfimResumo
Este trabalho objetiva analisar os Conhecimentos mobilizados por professores de matemática do Ensino Médio ao interagirem com um Material Curricular Educativo para o ensino de função afim. A coleta de dados da pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com dois professores de matemática. A partir das discussões teórica sobre conhecimento profissional docente e a relação Professor-Material Curricular, as reflexões indicaram, que ao analisarem o material os professores mobilizaram os conhecimentos: Comum, Especializado e Horizontal do Conteúdo; Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes, Conhecimento do conteúdo e do Ensino e Conhecimento do Conteúdo e do Currículo.
Referências
BROWN, Matthew William. The Teacher-Tool Relationship: Theorizing the Design and Use of Curriculum Materials. In: REMILLARD, Janine T.; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn Monica. (Ed.). Mathematics Teachers at Work: Connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009. p. 17-36.
DAVIS, Elizabeth A.; KRAJCIK, Joseph. S. Designing Educative Curriculum Materials to Promote Teacher Learning. Educational Researcher, v. 34, n. 3, p. 3-14, 2005.
HILL, Heacher C.; BALL, Deborah Loewenberg; SCHILLING, Stephen G. Unpacking Pedagogical Content Knowledge: Conceptualizing and Measuring Teachers’ Topic-Specific Knowledge of Students. Journal for Research in Mathematics Education, v. 39, n. 4. p. 372-400, 2008.
LIMA, Katia. Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: uma análise a partir de elementos dos recursos do currículo e dos recursos dos professores. 2017. 163f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
LIMA, Katia; JANUARIO, Gilberto. A relação professor-materiais curriculares e sua interface com o conhecimento profissional docente em Matemática. In: SILVA, Marcelo Navarro da; BUENO, Simone. (Org.). Estudos sobre Currículos na Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2021, p. 147-167.
LIMA, Katia; JANUARIO, Gilberto; PEROVANO, Ana Paula. A relação de professores que ensinam Matemática e materiais curriculares. In: DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic; LIMA, Katia. (Org.). Diálogos e Interfaces da Educação Matemática e da Educação Química. Cruz das Almas: EdUFRB, 2024, p. 21-38.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.