Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática ao analisar um Material Curricular Educativo

Autores

Palavras-chave:

Material Curricular Educativo, Conhecimento Profissional Docente, Função Afim

Resumo

Este trabalho objetiva analisar os Conhecimentos mobilizados por professores de matemática do Ensino Médio ao interagirem com um Material Curricular Educativo para o ensino de função afim. A coleta de dados da pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir de uma entrevista semiestruturada realizada com dois professores de matemática. A partir das discussões teórica sobre conhecimento profissional docente e a relação Professor-Material Curricular, as reflexões indicaram, que ao analisarem o material os professores mobilizaram os conhecimentos: Comum, Especializado e Horizontal do Conteúdo; Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes, Conhecimento do conteúdo e do Ensino e Conhecimento do Conteúdo e do Currículo.

Referências

BROWN, Matthew William. The Teacher-Tool Relationship: Theorizing the Design and Use of Curriculum Materials. In: REMILLARD, Janine T.; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn Monica. (Ed.). Mathematics Teachers at Work: Connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009. p. 17-36.

DAVIS, Elizabeth A.; KRAJCIK, Joseph. S. Designing Educative Curriculum Materials to Promote Teacher Learning. Educational Researcher, v. 34, n. 3, p. 3-14, 2005.

HILL, Heacher C.; BALL, Deborah Loewenberg; SCHILLING, Stephen G. Unpacking Pedagogical Content Knowledge: Conceptualizing and Measuring Teachers’ Topic-Specific Knowledge of Students. Journal for Research in Mathematics Education, v. 39, n. 4. p. 372-400, 2008.

LIMA, Katia. Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: uma análise a partir de elementos dos recursos do currículo e dos recursos dos professores. 2017. 163f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

LIMA, Katia; JANUARIO, Gilberto. A relação professor-materiais curriculares e sua interface com o conhecimento profissional docente em Matemática. In: SILVA, Marcelo Navarro da; BUENO, Simone. (Org.). Estudos sobre Currículos na Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2021, p. 147-167.

LIMA, Katia; JANUARIO, Gilberto; PEROVANO, Ana Paula. A relação de professores que ensinam Matemática e materiais curriculares. In: DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic; LIMA, Katia. (Org.). Diálogos e Interfaces da Educação Matemática e da Educação Química. Cruz das Almas: EdUFRB, 2024, p. 21-38.

Downloads

Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Materiais curriculares e a relação Professor-Currículo

Como Citar

BANDEIRA, David; LIMA, Katia. Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática ao analisar um Material Curricular Educativo. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/721.. Acesso em: 2 maio. 2025.