Avaliações externas no Brasil: um estudo sobre o SPAECE no ensino de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Avaliação Externa, SPAECE, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo investigou o impacto das avaliações externas, com foco no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), nas práticas curriculares e no desempenho dos alunos, no Ensino de Matemática. O estudo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, adotou uma abordagem qualitativa e envolveu o mapeamento de 10 trabalhos acadêmicos selecionados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. As pesquisas analisaram o uso de tecnologias educacionais, estratégias pedagógicas e modelos estatísticos aplicados nas avaliações externas. Os resultados indicam que ferramentas tecnológicas, como o aplicativo S3BIMat, e intervenções pedagógicas focadas nos descritores avaliados podem melhorar o ensino. O estudo ressalta a importância da formação continuada dos professores para otimizar o uso dos dados das avaliações externas.

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Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos de Matemática e Políticas Públicas Curriculares

Como Citar

PEREIRA, Océlio Fernandes; OLGIN, Clarissa de Assis. Avaliações externas no Brasil: um estudo sobre o SPAECE no ensino de Matemática. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/722.. Acesso em: 16 maio. 2025.