Numeramento e formação docente: desafios e possibilidades no ensino de Matemática em escolas no campo
Palavras-chave:
Formação Docente, Numeramento, Letramento Docente, Educação do Campo, CurrículoResumo
Este texto traz um recorte de uma pesquisa de mestrado cuja proposta principal destinou a reconhecer como as práticas de numeramento adotadas por professores de matemática em escolas do campo de Uberaba-MG influenciam a formação docente e o ensino, à luz dos princípios do letramento docente. Utilizando uma abordagem qualitativa, com questionários e entrevistas em oito escolas rurais, o referencial teórico destaca a relevância da territorialidade e da cultura camponesa no ensino. Os resultados indicam que, apesar de avanços na formação de professores, ainda há dificuldades em adaptar os currículos urbanos à realidade camponesa. Conclui-se que uma formação inicial e continuada mais contextualizada é essencial para aprimorar a educação no campo e fomentar práticas pedagógicas transformadoras.
Referências
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, v.7, p. 35-64, 2009.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Práticas de numeramento na EJA. In: CATELLI JR., Roberto. (Org.). Formação e práticas na educação de jovens e adultos. São Paulo: Ação Educativa, 2017, p. 105-115.
KLEIMAN, Angela. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevâncias das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva, v. 28, n. 2, p. 375-400, 2010.
KLEIMAN, Angela; ASSIS, Juliana Alves. Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. São Paulo: Mercado de Letras, 2016.
KOLLING, Edgar Jorge; NERY, Israel José; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação básica do campo: memórias. Brasília: UnB, 1999.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MACIEL, Marluce Castro; SOUZA, Elodir Lourenço. A pedagogia da alternância na perspectiva freireana. Olhares, v. 8, n. 3, p. 53-66, 2020.
PEREIRA, Diego Carlos. Ser bacharel e professor formador de professores: narrativas, formação e identidade. 2016. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba.
RIBEIRO, Marlene. Educação Rural. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012, p. 295-301.
ROSSO, Ademir José et al. Letramento docente: leitura e escrita do mundo e da escola. Interacções, v. 7, n. 17, p. 114-134, 2011.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 27-60.
STREET, Brian Vincent. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.