O livro didático e a sociedade: uma análise das representações de livros didáticos da Educação Básica

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Livro Didático, Sociedade, Questões Sociais

Resumo

A pesquisa é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Matemática da Instituição de Ensino Superior Pública (IESP) e teve por objetivo problematizar se três livros didáticos de Matemática do sexto ano proporcionam uma representação democrática de grupos historicamente subalternizados. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa por meio de análise das representações de pessoas em livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2020, focalizando em questões sociais, tais como, raça, gênero, sexualidade, entre outros a partir da leitura das estatísticas inferidas foi possível observar e compreender como as identidades de gênero, raça e sexualidade, que são diferentes do homem branco heterossexual e cisgênero, são tidas como anormais nas representações dos livros didáticos analisados.

Referências

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Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos de Matemática como instrumento de luta por Justiça Social

Como Citar

GODOY, Elenilton Vieira; SCHWARTSBURD, Bruno Mielke; MUSHA, Fernanda Dartora. O livro didático e a sociedade: uma análise das representações de livros didáticos da Educação Básica. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–7, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/725.. Acesso em: 2 maio. 2025.