Finanças nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: algumas problematizações

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira, Sujeito de Direitos, Sujeito de Interesses, Capital Humano

Resumo

Neste texto, objetiva-se problematizar a temática de finanças em livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio, em capítulos de Matemática Financeira e/ou Educação Financeira. Os materiais analisados foram três coleções, de uma mesma editora, publicadas nos anos de 2013, 2016 e 2020.  Problematiza-se que as finanças no currículo de Matemática colaboram para constituição de cidadãos de direitos, evidenciando a noção de cidadania e de governo da população e a formação de sujeitos de interesse, movidos pelo desejo e pela otimização de habilidades, alinhados a racionalidade neoliberal. Conclui-se que os livros didáticos não tratam apenas de ensinar conceitos matemáticos, criam e normalizam padrões de comportamento direcionados à constituição de cidadãos de direitos e a valorização do capital humano.

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Publicado

23.10.2024

Edição

Seção

Currículos de Matemática e Políticas Públicas Curriculares

Como Citar

CONRADO, Gabriela Dutra Rodrigues; POZZOBON, Marta Cristina Cezar. Finanças nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: algumas problematizações. Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, [S. l.], p. 1–6, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/fncm/article/view/726.. Acesso em: 26 mar. 2025.