Formação continuada docente no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais: um olhar para a Matemática
Palavras-chave:
Currículo Verticalizado, Ensino, FormaçãoResumo
A atuação docente no Instituto Federal apresenta especificidades que leva a reflexões quanto a formação, os saberes docentes e a profissionalização neste contexto, sob a luz de Tardif (2014). Assim, objetivou-se encontrar e analisar as possibilidades de formação continuada para docentes de Matemática em um Instituto Federal, fazendo, com o uso, metodologicamente, de pesquisa bibliográfica e portal institucional. Por resultados, não foram encontradas possibilidades de formação continuada para professores de Matemática que contemplem a atução em diferentes níveis e modalidades de ensino, e demais características. Considera-se assim uma lacuna, diante a necessidade de formações focadas na atuação na educação profissional e tecnológica, de modo institucional, não devendo ficar sobre a responsabilidade somente do docente procurar por estas.
Referências
ARAÚJO, José Júlio César do Nascimento; MOURÃO, Arminda Rachel Botelho. O trabalho precário nos Institutos Federais: uma análise dos processos de intensificação do trabalho verticalizado. Educação e Pesquisa, v. 47, p. 1-17, 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Concepções e Diretrizes dos Institutos Federais. Brasília: MEC/SETEC 2008b.
BRASIL. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001 Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 10 jan. 2001.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 30 dez. 2008a.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 26 jun. 2014.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC/CNE, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
IFNMG — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Plano de Desenvolvimento Institucional 2024-2028. 2023.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2015.
SANT´ANA, Irani Parolin.; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 8, n. 20, p. 116-134, 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2014
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.