Fração, mostra a tua cara
Palavras-chave:
Frações, Modelos, Realidade, NúmerosResumo
Apresentamos ideias fundamentais de proposta didática para o ensino de frações baseada em pesquisa desenvolvimental. A fundamentação teórica faz crítica ao uso excessivo de modelos geométricos, com difícil transposição para a realidade. Em contrapartida, encontramos apoio teórico na Educação Matemática Realista e na pesquisa desenvolvimental de Freundenthal. Como parte dos procedimentos de pesquisa, propusemos aos alunos situações-problema realistas envolvendo objetos reais inteiros e partes especiais deles, e deixamos que desenvolvessem estratégias de solução, por meio de reflexões e discussões. Como resultados, vimos surgir o uso de conceitos e estratégias com significado; números fracionários expressando quantidades e sendo colocados de modo lógico na reta numérica, com múltiplas representações para cada um; e compreensão informal da densidade desse conjunto de números na reta.
Referências
BEHR, Merlyn; LESH, Richard; POST, Thomas; SILVER, Edward. Rational number concepts. In: LESH, Richard; LANDAU, Marsha. (Ed.). Acquisition of mathematics cconcepts and processes. New York: Academic Press, 1983, p. 91-125.
BERTONI, Nilza Eigenheer. A construção do conhecimento sobre número fracionário. Bolema, v. 21, n. 31, p. 209-237, 2008.
BERTONI, Nilza Eigenheer. Brincar, pensar, fazer: 3ª e 4ª séries. Apostilas fotocopiadas, 1994.
CRAMER, Kathleen A.; POST, Thomas R.; DELMAS, Robert C. Initial fraction learning by fourth- and fifth-grade students: a comparison of the effects of using commercial curricula with the effects of using the rational number project curriculum. Journal for Research in Mathematics Education, v. 33, n. 2, p. 111-144, 2002.
DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: Matemática: 4º ano. São Paulo: Ática, 2021.
FREUDENTHAL, Hans. Major problems of mathematics education. Educational Studies in Mathematics, v. 12, n. 2, p. 133-150, 1981.
FREUDENTHAL, Hans. Revisiting mathematics education: China lectures. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2002.
GRAVEMEIJER, Koeno. Educational development and developmental research in mathematics education. Journal for Research in Mathematics Education, v. 25, n. 5, p. 443-471, 1994.
HAMDAN, Noora; GUNDERSON, Elizabeth A. The number line is a critical spatial-numerical representation: evidence from a fraction intervention. Developmental Psychology, v. 53, n. 3, p. 587, 2017.
KAMINSKI, Jennifer A. Effects of representation on discrimination and recognition of fractions. Proceedings of the 40th Annual Meeting of the Cognitive Science Society. Madison, 2018, p. 1-6
KERSLAKE, Daphne. Fractions: Children's strategies and errors. A report of the strategies and errors in secondary mathematics project. Windsor: Berkshire, 1986.
KIEREN, Thomas E. On the mathematical, cognitive, and instructional foundations of rational numbers. In: LESH, Richard A.; BRADBARD, David A. (Ed.). Number and measurement: papers from a research workshop: The Georgia Center for the Study of Learning and Teaching Mathematics, 1976, p. 101-144.
RIPOLL, Cydara Cavedon; SIMAS, Fabio Luiz Borges; BORTOLOSSI, Humberto José; GIRALDO, Victor Augusto; REZENDE, Wanderley; QUINTANEIRO, Wellerson. Frações no Ensino Fundamental, v. 1. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada, 2016.
SIDNEY, Pooja G.; THOMPSON, Clarissa A.; RIVERA, Ferdinand D. Number lines, but not area models, support children’s accuracy and conceptual models of fraction division. Contemporary Educational Psychology, v. 58, p. 288-298, 2019.
SILVEIRA, Ênio. Coleção desafio matemática 4º ano: Manual do Professor. São Paulo: Moderna, 2021.
SOUZA, Mônica Menezes; DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva; CARVALHO, Rosalia Policarpo Fagundes de. A objetivação de saberes em projetos coordenados por Nilza Bertoni nas décadas 1980 e 1990. In: Anais do XIX Seminário Temático Internacional. 2021, p. 1-2.
STREEFLAND, Leen. Fractions in realistic mathematics education: a paradigm of developmental research. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1991.
STREEFLAND, Leen. Fractions: a realistic approach. In: CARPENTER, Thomas P.; FENNEMA, Elizabeth. (Ed.). Rational numbers: an integration of research. Mahwah: Routledge, 1993, p. 289-325.
VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, Marja. Reform under attack: forty years of working on better mathematics education thrown on the scrapheap? No way! Proceedings of the 33rd Annual Conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia. Fremantle, 2010. p. 1-25.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.