Obstáculos didáticos e epistemológicos no ensino de Frações: insights de um curso para professores em formação
Palavras-chave:
Obstáculos Epistemológicos, Obstáculos Didáticos, FraçõesResumo
O trabalho explora os obstáculos de aprendizagem enfrentados por futuros professores ao resolver tarefas envolvendo frações, com foco em obstáculos didáticos e epistemológicos. Usando dados coletados a partir de observações em sala de aula em um curso universitário para professores em formação, o estudo examina como os alunos interagiram com conceitos de fração e as dificuldades encontradas durante o trabalho em grupo e a instrução. A análise tenta modelar as dificuldades observadas como obstáculos epistemológicos ou didáticos no âmbito da Teoria das Situações Didáticas (TSD), oferecendo explicações provisórias e observando que algumas situações não podem ser prontamente classificadas como uma ou outra. Outros conceitos da TSD, como o contrato didático, são propostos como explicações alternativas a serem exploradas em análises futuras.
Referências
BACHELARD, Gaston. The formation of the scientific mind: a contribution to a psychoanalysis of objective knowledge. Tradução de Mary McAllester Jones. Manchester: Clinamen Press, 2002.
BECKMANN, Sybilla. Mathematics for elementary teachers with activities. New York: Pearson, 2018.
BROUSSEAU, Guy. Theory of Didactical Situations in Mathematics: Didactique des Mathématiques, 1970-1990. New York: Kluwer Academic Publishers, 2002.
CORTINA, José Luis; VIŠŇOVSKÁ, Jana; ZÚÑIGA, Claudia. Equipartition as a didactical obstacle in fraction instruction. Acta Didactica Universitatis Comenianae, v. 14, p. 1-18, 2014.
DUROUX, Alain. La valeur absolue: difficultés majeures pour une notion mineure. Petit x, v. 3, p. 43-67, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.